Google+ agora permite GIF como foto de perfil

Rede social acompanha tendência da gigante das buscas e adere ao formato de imagem que permite o movimento

São Paulo – Depois de o Google permitir a busca de GIFs animados por meio do Google Images, agora é a vez da rede social da gigante das buscas aderir ao formato de imagem que permite o movimento.

Um dos engenheiros de software da empresa, Matt Steiner, estreou a novidade esta semana colocando um GIF como foto de seu perfil no G+.

No anúncio, Steiner brincou com o fato de os GIFs animados lembrarem os jornais do filme Harry Potter. Fora as piadas, a adesão do Google aos GIFs segue a tendência retrô que tomou conta da internet nos últimos anos. A utilização deste formato ganhou popularidade com o Tumblr e outras redes sociais. A Fox Film, por exemplo, já criou um trailer só com GIFs.

O Twitter também aproveitou a moda dos GIFs e lançou o Vine, ferramenta que cria pequenos vídeos em formato MP4 que se movem repetidamente, como os GIFs.

A diferença é que eles permitem áudio. O diretor do novo filme do “Wolverine” já utilizou a ferramenta para postar o teaser do trailer da nova película. Porém, vale lembrar que o microblog vem bloqueando GIFs nas fotos de perfil dos seus usuários.

Já o Facebook, até o momento, não permite o uso de GIFs animados.