Gilberto Gil vence premiação sobre uso de tecnologias sociais

Esta foi a primeira edição do prêmio Ricardo del Valle, criado no último mês de abril

Madri – O cantor Gilberto Gil se tornou o primeiro vencedor do prêmio Ricardo del Valle, promovido pelo programa das Cúpulas de chefes de Estado e Governos ibero-americanos para reconhecer o uso de tecnologias da informação e comunicação na cultura.

O nome de Gil foi anunciado nesta sexta-feira após a decisão de um júri especial, formado por representantes da Secretaria-Geral Ibero-Americana. Esta foi a primeira edição do prêmio, criado no último mês de abril.

A escolha do cantor foi influenciada pela atuação de Gil como ministro da Cultura do Governo Luis Inácio Lula da Silva de 2003 até 2008.

De acordo com o júri, Gilberto Gil foi o responsável pelo primeiro fórum de comunicação pública em Brasília, que buscava estabelecer os princípios básicos da televisão pública brasileira. Além de ser um grande cantor e compositor, Gil se revelou como “um filósofo capaz de compreender a cultura como um grande instrumento de desenvolvimento social”.

O prêmio – uma homenagem ao espanhol Ricardo del Valle (1934-2008), um dos principais difusores de novas tecnologias da informação e comunicação -, será entregue durante a realização da 21º Cúpula Ibero-Americana, que acontecerá no dia 25 de outubro, no Paraguai.

Além de 10 mil euros, Gilberto Gil receberá uma escultura do artista equatoriano Oswaldo Guayasamín.