Gigantesco robô caranguejo vai aterrorizar o fundo do mar

Com 635 toneladas, robô de seis patas criado por engenheiros sul-coreanos conta com sonar e 11 câmeras. Ele foi projetado para ajudar em missões no fundo do mar

São Paulo – Caranguejos parecem ter inspirado os engenheiros do Korea Institute of Ocean Science and Technology. Eles copiaram o design do bicho e criaram um robô gigante.

Com seis patas de 1 metro e meio e 635 toneladas, o Crabster CR200 pode assustar à primeira vista.

//www.youtube.com/embed/LlffbuhbBr0

Capaz de se locomover com velocidade máxima de 1,6 km/h, a máquina não-tripulada tem o acabamento em fibra de vidro.

“O sonar tem alcance entre 3 e 150 metros e pode criar detalhados mapas 3D do fundo do mar”, afirmam os criadores do caranguejão eletrônico.

11 câmeras

Além do sonar, o CR200 conta com 11 câmeras. Uma delas é acústica e, por isso, consegue filmar em ambientes de baixa visibilidade.

Até junho, os engenheiros pretendem testar a resistência do caranguejão em regiões com 200 metros de profundidade, limite máximo para a qual a máquina foi projetada.

A ideia é que o robô participe de missões de exploração científica e busca de tesouros no fundo dos oceanos  – entre outros fins.

Reprodução/Youtube

Recentemente, o Crabster foi usado nas buscas a barca sul-coreana Sewol, que afundou com mais de 450 pessoas a bordo no último dia 16. Veja vídeo com imagens da operação:

//www.youtube.com/embed/W2UdRPtLlAk