Geek é eleita a palavra do ano pelo dicionário Collins

Segundo Ian Brookes, consultor do dicionário Collins, a palavra geek não teve relevância nesse ano, mas sua escolha foi para celebrar a mudança do termo

A palavra geek foi considerada a palavra do ano pelo dicionário online Collins.

Em setembro, o dicionário mudou a definição do termo geek, que passou de “pessoa chata e viciada em computador” para uma “pessoa com muito conhecimento em determinado assunto”.

Apesar de a mudança ter acontecido em setembro, a eleição da palavra aconteceu apenas nesta segunda-feira (16).

Outros termos também foram adicionados, como “geekery” (especialista em um ou mais assuntos), “geek chic” (estilo dos geeks) e “geekdom” (coletivo de geeks).

Segundo Ian Brookes, consultor do dicionário Collins, a palavra geek não teve relevância nesse ano, mas sua escolha foi para celebrar a mudança do termo.

“Esta mudança de sentido representa uma nova percepção sobre conhecimentos especializados, e é resultado da influência da tecnologia na vida das pessoas em 2013”, disse Brookes, ao jornal britânico Guardian.

Em novembro, o dicionário Oxford considerou o termo “selfie” como a palavra do ano, cuja definição ficou: “fotografia que um indivíduo tira dele próprio, normalmente utilizando um smartphone ou webcam e a carrega para um site de mídias sociais”.