Gates diz que Apple Pay é fantástico e uma real contribuição

O cofundador da Microsoft lembrou que padrões sobre os quais sistema funciona foram desenvolvidos fora da Apple, mas não deixou de elogiar a gigante concorrente

São Paulo – O cofundador e conselheiro tecnológico da Microsoft, Bill Gates, elogiou o novo sistema de pagamentos da Apple durante uma entrevista para a Bloomberg.

Gates falava sobre suas iniciativas filantrópicas na área de serviços financeiros de países em desenvolvimento, quando foi perguntado sobre o Apple Pay pelo entrevistador Erik Schatzker.

Gates lembrou que os padrões sobre os quais o sistema funciona foram desenvolvidos fora da Apple, como protocolos de segurança e o próprio NFC, mas não deixou de elogiar a gigante concorrente.

“O Apple Pay é um grande exemplo de como um telefone celular que identifique o usuário de forma segura pode viabilizar uma transação que deveria ser muito, muito barata”, diz Gates.

“O fato de eu poder comprar em qualquer aplicação é fantástico. Não precisar mais de cartão físico, fazer a transação e saber com certeza quem está do outro lado, isso é uma real contribuição.”

Em diversos momentos da entrevista, Gates insistiu na necessidade de baixar os custos de transações financeiras para ampliar o acesso à rede bancária em países em desenvolvimento.

Ele vê na popularização de serviços de troca de dinheiro pelo celular, como já acontece em países africanos e no Brasil, um vetor importante para esse tipo de mudança.

Assista à entrevista completa (em inglês):