Garoto de 14 anos é apontado como novo Mark Zuckerberg

Robert Nay, 14 anos, é o autor do Bubble Ball, o jogo mais baixado na App Store, da Apple, no início do ano. Veja o que ele diz sobre sua recém criada companhia de jogos

São Paulo — No início do ano, o americano Robert Nay tirou o badalado Angry Birds do topo da lista de jogos mais baixados da App Store, da Apple, com um game chamado Bubble Ball. Melhor: conseguiu o feito com apenas 14 anos de idade. De sua casa, nos Estados Unidos, Nay contou como surgiu a ideia do aplicativo e os benefícios que ele lhe trouxe.

Como surgiu a ideia de fazer o Bubble Ball?
Coisas de que eu gostava em outros jogos influenciaram o Bubble Ball, mas a maior parte eu inventei sozinho. O jeito de jogá-lo evolouiu à medida que ele era desenvolvido.

Qual é o segredo do sucesso do jogo?
É divertido e viciante. Você quer sempre solucionar o próximo nível. É simples, mas, ao mesmo tempo, desafiador. E você tem de usar sua criatividade para passar de fase.

Você escreveu 4.000 linhas de código de computador para criar o Bubble Ball. Como aprendeu a programar?
Aprendi a linguagem de programação Lua enquanto desenvolvia o Bubble Ball. Usei tutoriais online para aprender sozinho.

Em algum momento sua família pediu para você abandonar a ideia e voltar a estudar?
Na maior parte do tempo, eu fazia a lição de casa e outras coisas da escola antes de sentar para programar. Então, não deixei de fazer as minhas coisas. Minha família também percebeu que aquilo era algo que eu realmente gostaria de fazer.

Que ferramente você usou para escrever o jogo?
O programa que usei é o Corona SDK, que emprega o mesmo código para fazer aplicativos para o sistema iOS, da Apple, e para o Android, do Google. Ele tem um mecanismo integrado de princípios da física que é parte importante do Bubble Ball.

O Angry Birds foi desenvolvido por 17 engenheiros e você fez o Bubble Ball sozinho no seu quarto. Isso dá mais peso para o seu feito?
Mostra que, para fazer algo legal, não importa sua idade ou o tamanho da sua empresa. Se você tem uma boa ideia, as pessoas vão gostar.

O Bubble Ball ajudou você a ganhar popularidade como o Facebook fez para o Mark Zuckerberg?
Mais ou menos. Não sou uma celebridade, mas as pessoas acham legal o fato de um amigo ter aparecido em programas de TV e publicações.

Você já tem outros jogos no forno? Quais? Eles serão pagos?
As ideias de jogos são segredo, mas é muito provável que eles sejam pagos.

Algumas pessoas o chamaram de o novo Mark Zuckerberg. O que acha disso?
Espero que outras pessoas se inspirem no meu exemplo para fazer suas coisas e realizar seus sonhos.