Galaxy S8 x iPhone 7: diferenças e similaridades dos smartphones

Comparamos bateria, câmeras e design dos celulares topo de linha da Samsung e da Apple

São Paulo – A Samsung apresentou hoje seus novos smartphones topo de linha, o Galaxy S8 e seu irmão maior, o Galaxy S8+. Os aparelhos vieram para tentar compensar o fiasco do Galaxy Note 7 (sim, aquele que explodiu), mas principalmente para competir com o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus, que estão no mercado desde setembro.

Apesar de o iPhone 7 ser a última versão do dispositivo da Apple, ele já é considerado “coisa do passado” para os especialistas de tecnologia. Afinal, a empresa comandada por Tim Cook irá lançar o próximo modelo do iPhone provavelmente em setembro. A data é importante, pois o smartphone da Apple comemora uma década de existência neste ano e promete vir todo repaginado.

Enquanto o novo iPhone não é revelado, EXAME.com fez um comparativo entre as configurações do Galaxy S8 e do iPhone 7. Delimitamos as principais diferenças e similaridades entre os aparelhos mais desejados do mundo atualmente. Confira abaixo:

Design e telas

À primeira vista, os smartphones da Apple e da Samsung são bem diferentes. Para começar, o Galaxy S8 tem uma tela Quad HD de 5,8 polegadas, ou seja, ela é maior do que a do iPhone 7 Plus (Full HD de 5,5 polegadas). Quem curte displays menores, o do iPhone 7 é mais interessante, já que ele é de 4,7 polegadas. Mas, se a preferência é por telas maiores, a do Galaxy S8 é mais bacana (6,2 polegadas).

Outra característica da tela que distingue os aparelhos é que a do S8 se estende para cima e para baixo, cobrindo quase toda a frontal do telefone. Os quatro cantos do dispositivo são ligeiramente curvos, o que dá uma sensação de “tela infinita”, segundo a Samsung.

O iPhone 7 também tem as bordas um pouco curvadas, porém seu display não cobre tanto espaço quanto o do S8. Isso se deve, principalmente, ao fato de que o smartphone da Samsung não tem o botão home – ele agora está acomodado dentro da tela e funciona com uma espécie de Force Touch (algo que a Apple trouxe ao iPhone 6s).

Como o botão não existe mais no S8, o sensor de impressões digitais do aparelho foi realocado para a sua traseira, perto da câmera – aparentemente, o local não é muito ergonômico, já que você poderá tocar na tela que protege a câmera toda vez que for encostar no sensor. No caso do iPhone 7, a tecnologia está localizada no botão home.

Finalmente, o Galaxy S8 tem algo que o iPhone 7 não tem: a famigerada entrada tradicional para fones de ouvido. Talvez por isso, o dispositivo da Samsung tem uma espessura um pouco mais grossa (8 milímetros) do que a do gadget da Apple (7.1 milímetros).

Bateria

O S8 tem a mesma bateria do seu antecessor, o S7 (3.000 mAh). Apenas a bateria do seu irmão maior foi aperfeiçoada (3.500 mAh). Aparentemente, depois de várias unidades do Galaxy Note 7 explodirem, a empresa decidiu frear as inovações quando o assunto é bateria.

Mesmo assim, as baterias dos novos dispositivos da Samsung ainda são maiores do que as do iPhone 7 (1.960 mAh) e do iPhone 7 Plus (2.900 mAh). Em nossos testes no INFOlab, o iPhone 7 aguentou um dia inteiro de uso intenso. Ainda não temos o S8 em mãos, assim não podemos dizer se o aparelho tem uma bateria que suporta um dia com apenas uma carga.

Veja também

Câmeras

A câmera traseira do S8 também não recebeu muitas atualizações. Ela tem o mesmo sensor de 12 megapixels que o do S7. O que surpreende é que a Samsung não entrou no time das empresas com smartphones com câmeras duplas. O iPhone 7 Plus, por exemplo, tem uma câmera com lentes com distâncias focais diferentes. Uma delas é uma grande angular e a outra é uma teleobjetiva com zoom óptico de 2x.

A câmera frontal do S8 promete competir com a do iPhone 7 Plus. Ela tem sensor de 8 megapixels e tem autofoco, enquanto a câmera de selfie do aparelho da Apple tem sensor de 7 megapixels e flash na tela. A câmera frontal do S8 tem alguns truques similares aos do iPhone 7, como o modo GIF que lembra o Live Photos da Apple.

Tanto o smartphone da Samsung quanto o da Apple gravam vídeos em 4K.

Assim como o Galaxy S7 edge, o S8 e o S8+ têm uma tecnologia que a Samsung chama de Dual Pixel em suas câmeras principais. A ideia é que ele registre dois fotodiodos em vez de um. Com isso, as cenas em movimento ficam com mais nitidez e com melhor iluminação.

Configurações gerais

Smartphones iPhone 7 iPhone 7 Plus Galaxy S8 Galaxy S8+
Dimensões 138.3 x 67.1 x 7.1 mm, 138 g 158.2 x 77.9 x 7.3 mm, 188 g 148.9 x 68.1 x 8.0 mm, 155 g 159.5 x 73.4 x 8.1 mm, 173 g
Processador Apple A10 Fusion Apple A10 Fusion Octa core Exynos (2.3GHz Quad + 1.7GHz Quad) – Snapdragon 835 ou variante Exynos Octa core Exynos (2.35GHz Quad + 1.9GHz Quad) Snapdragon 835 ou variante Exynos
Memória RAM 3 GB 3 GB 4 GB 4 GB
Armazenamento 32 GB, 128 GB, 256 GB 32 GB, 128 GB, 256 GB 64 GB (pode variar de acordo com o mercado), cartão microSD de até 256 GB 64 GB (pode variar de acordo com o mercado), cartão microSD de até 256 GB
Tela Retina, 4.7 polegadas (1334 x 750 pixels) Retina, 5,5 polegadas (1920 x 1080 pixels) 5.8 polegadas (2960 × 1440 pixels) 6.2 polegadas (2960 × 1440 pixels)
Bateria 1.960 mAh 2.900 mAh 3.000 mAh 3.500 mAh
OS iOS 10 iOS 10 Android 7.0 Nougat Android 7.0 Nougat
Câmeras Traseira: 12 MP OIS (F1.8), Frontal: 7 MP OIS (F2.2) Traseira: Câmeras de 12 MP com lentes grande-angular (F1.8) e teleobjetiva (F2.8), Frontal: 7 MP OIS (F2.2) Traseira: 12MP OIS (F1.7), Frontal: 8MP AF (F1.7) Traseira: 12MP OIS (F1.7), Frontal: 8MP AF (F1.7)
Classificação IP67 IP67 IP68 IP68

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Junior Vilanova

    Engraçado, parece que a reportagem é um tanto tendenciosa. A questão da tela não se resume a “quem curte uma tela maior vai de Samsung…” Na verdade a tela da QuadHd Amoled é muito superior à Ips Full HD da Apple em qualquer tamanho. Fala ainda que o botão do s8 imitou o do iPhone 6 o que não é verdade; isso surgiu no iphone 7 e não é tecnologia patenteada pela apple; O que o comparativo não mostra, é que o iphone usa tecnologia defasada de resistência à riscos e também à poeira e água e mesmo assim teve que remover a saída p2 de fone de ouvido pra isso. No mais o design do s8 é anos luz a frente do iphone 7 o que deve fazer Steve Jobs chorar de onde estiver…

  2. O Steve Jobs está pensando assim: será que este também vai explodir?
    :o)

  3. João Mauricio C. S. Manno

    Tendencioso foi o comentário visto que no dia a dia um celular menor e que caiba no bolso tem uma usabilidade melhor. Quanta a maior ou menor resolução da tela num aparelho celular é quase irrelevante em 90% do tempo. E sim a empresa Samsung imitou o formato, apesar de um anuncio disponível no You Tube criticando adotou o plug de fone de ouvido na parte inferior do aparelho e copiou de forma descarada o Apple pay. Não é uma empresa inovadora. Muito mais honesta a Motorola ano a ano lança aparelhos de tecnologia, desempenho e preços bem mais interessantes.

  4. Comparar iphone 7 com Galaxy s8 chega até ser piada e ridícula, não se compara iphone 7 nem com Galaxy s7, talvez com S 6 e olha lá. Quem entende de tecnologia sabe que iphone já foi superado por vários concorrentes, sobrevive por causa de fãs apaixonados​, gente que age só por emoção.

  5. Mateus Mourão

    O cara que criou essa reportagem é fã de iphone e nem disfarça.

  6. Mateus Mourão

    Já foi superado e muito kkkk…só fã e pessoas que não entendem que compram.
    só aquela deck do s8 já vale 3 iphone 7 kkkk