Galaxy S 3 chega ao Brasil por 1.999 reais

Smartphone é aposta da Samsung para rivalizar com iPhone 4S

São Paulo – A sul-coreana Samsung anunciou nesta terça-feira o lançamento do smartphone Galaxy S 3 no Brasil por 1.999 reais na versão desbloqueada com 16 GB de armazenamento. Considerado como o principal concorrente do iPhone 4S, que também custa 1.999 reais em sua versão mais básica, o aparelho traz um processador de quatro núcleos de 1,4 GHz, tela de 4,8 polegadas – 22% maior do que a do seu antecessor, o S 2 – e roda a última versão dos sistema operacional do Google, o Android 4.0. O aparelho estará disponível no varejo a partir da próxima segunda-feira, dia 11 de junho.

A câmera traseira do aparelho, que pesa 133 gramas, tem 8 megapixels e capacidade para gravar vídeos Full HD (1.080p). Já a frontal, que possibilita a criação de videoconferências, tem 1,9 megapixel – um ligeiro avanço em comparação aos rivais, que utilizam câmeras VGA ou de 1,3 megapixel.

Em relação à capacidade de armazenamento, a companhia optou por apenas duas versões: uma com 16 GB e outra com 32 GB. Ao contrário do Galaxy Nexus, o celular oficial do Google produzido pela Samsung, os novos aparelhos vão contar com um slot para cartões de memória MicroSD. Entre os novos aplicativos do Galaxy S3 figuram, especialmente, as “funções de câmera inteligente” que utilizam a tecnologia de detecção ocular e melhoram os controles de reconhecimento vocal.

A carga da bateria é de 2.100 miliampéres, enquanto o padrão de mercado é de aproximadamente 1.500. Apesar da inovação, a autonomia do smartphone para conversação, reprodução de vídeos e navegação na internet é de pouco mais de 10 horas.

No mês passado, a Samsung anunciou um lucro de 4,44 bilhões de dólares no primeiro trimestre de 2012, graças às vendas expressivas dos smartphones – o que mostra a importância da linha Galaxy para o mercado.