Galaxy Note 3 é maior, mais leve, mais fino e mais rápido

O Galaxy Note 3 foi apresentado hoje junto com o Galaxy Note 10.1 2014 e o novíssimo relógio inteligente Galaxy Gear

São Paulo — A tela do Galaxy Note II, com 5,5 polegadas, já era grande para um smartphone. Mas o novo Galaxy Note 3 vai mais longe com 5,7 polegadas. A boa notícia é que, mesmo com tela maior, ele é mais fino e mais leve que seu antecessor, pesando 168 gramas. É também mais poderoso.

O Galaxy Note 3 foi apresentado nesta tarde junto com o tablet Galaxy Note 10.1 2014 e o novíssimo relógio inteligente Galaxy Gear. A apresentação aconteceu no evento Samsung Unpacked 2013 Episode 2, que antecedeu a abertura da feira IFA 2013 em Berlim, na Alemanha.

A Samsung investiu bastante no design dessa nova geração da linha Galaxy Note. A tampa traseira agora imita couro e tem até falsas costuras. A canetinha S Pen, usada para desenhar e fazer anotações no smartphone, ganhou desenho simétrico, mais cômodo que o anterior.

Por dentro, há um processador de quatro ou oito núcleos (dependendo da versão do aparelho) que coloca o Galaxy Note 3 no nível dos smartphones mais poderosos no mercado. Há também 3 gigabytes de memória RAM.

A câmera de 13 megapixels é capaz de produzir vídeos full HD na elevada taxa de 60 quadros por segundo. Isso atesta o poder do processador, já que codificar vídeo nessa velocidade não é para qualquer chip.


Os novos modelos do Galaxy Note rodam o sistema Android 4.3 Jelly Bean com a interface modificada pela Samsung. Uma novidade é um menu circular que aparece quando se toca a tela inicial com a caneta, o Air Command. Ele dá acesso rápido aos apps criados para uso com a S Pen.

A Samsung também melhorou a capacidade multitarefa do smartphone. O usuário pode abrir dois aplicativos lado a lado e depois iniciar um terceiro app sobre eles. Outra novidade é o que a Samsung chama de My Magazine, um app de notícias que parece inspirado no Flipboard.

O tablet mais poderoso da Samsung, o Galaxy Note 10.1, também foi atualizado. A edição 2014 traz os novos recursos de software, a caneta S Pen redesenhada e o design que estreiam no Galaxy Note. A tela é do tipo WQXGA, com resolução superior à full HD (2.560 x 1.600 pixels).

O Galaxy Note 10.1 tem 7,9 milímetros de espessura e pesa apenas 535 gramas, 117 gramas a menos que o modelo mais leve do iPad 4. Os novos produtos começam a ser vendidos no dia 25 de setembro em muitos países. A Samsung não divulgou os preços.

Consultada por EXAME.com através de sua assessoria de imprensa, a empresa também não informou quando esses gadgets chegam ao Brasil.