Foxconn inicia testes com TV da Apple, diz site

A parceira da empresa na construção de iPhones e iPads já fabricou alguns protótipos dos televisores, que devem ser anunciados no próximo ano

São Paulo – As televisões da Apple devem ser anunciadas no próximo ano. A Foxconn, parceira da empresa na construção de iPhones e iPads, já fabricou alguns protótipos dos televisores que, neste momento, passam por uma bateria de testes.

Segundo a publicação taiwanesa Focus Taiwan, um executivo da Foxconn, com acesso ao projeto, revelou que os televisores em teste têm tamanhos que variam entre 46 e 55 polegadas e recursos que para integrá-los totalmente à internet e ao iTunes.

Com os testes, os engenheiros do televisor querem identificar qual é o melhor tamanho de tela para os televisores, as funcionalidades, a integração com a web, além de identificar erros no projeto.

Além da Foxconn, a Sharp participa no desenvolvimento. A empresa japonesa, especializada na fabricação de tecnologias LED e LCD, fornece as telas que equipam o televisor da Apple em testes na Foxconn.

A Foxconn deve iniciar a produção dos televisores em meados de 2013, revelou a fonte da publicação. A Apple, por sua vez, estaria planejando um grande evento no final do próximo ano para lançar as TVs, junto com os preços e modelos. Já a estreia aconteceria em janeiro, durante a Consumer Electronics Show (CES), nos Estados Unidos.

Rumores apontam que a Apple deve participar das próximas edições do evento. No começo deste ano, Greg Joswiak, que chefia a divisão de marketing dos aparelhos iOS, foi flagrado passeando pelos corredores da CES. Na época, ele explicou a alguns jornalistas que estava lá para analisar como os concorrentes exibiam seus produtos e verificar detalhes do layout dos estandes até a estética usada para destacar os lançamentos mais importantes.

Desejo de Jobs

Steve Jobs, fundador da Apple, sempre manifestou desejo de construir uma televisão.

O escritor Walter Isaacson escreveu na biografia de Jobs que ele, em uma entrevista, afirmava que já tinha pronto um projeto de televisor com uma interface de entretenimento completo, acesso à web e outros recursos. E que esse projeto estava sendo estudado pela engenharia da Apple.

Recentemente, em uma entrevista para a rede americana NBC, Tim Cook, atual CEO da Apple, chamou os televisores atuais de antiquados. E revelou que o ramo de TV é uma área de “interesse intenso” para a Apple. E decretou: “Quando entro na sala de estar de casa e ligo a TV, me sinto como se tivesse voltado no tempo uns 20 ou 30 anos”.

A frase foi interpretada pela imprensa americana como uma confirmação de que a Apple já tem um televisor.