Ford cria bicicleta que avisa sobre buracos no caminho

Assim como os modelos anteriores de smart bikes da Ford, a bicicleta é dobrável, além de ter bateria e motor

São Paulo – A Ford apresentou a MoDe:Flex, seu terceiro modelo de bicicleta inteligente. Assim como as versões anteriores, a nova é equipada com motor e bateria, além de ser dobrável.

Mas, ao contrário dos outros modelos, voltados ao ciclista casual, a montadora afirma que a Flex poderá ser usada por entusiastas do ciclismo. Isso porque a bateria, o motor e as rodas podem ser trocados de acordo com o terreno no qual a bicicleta será usada.

O protótipo apresentado é equipado com um motor de 200 watts e pode chegar até a velocidade de 25 km/h. A bateria pode ser carregada em qualquer tomada convencional.

A bicicleta é sincronizada com um aplicativo, por enquanto disponível apenas para iPhone 6, que informa ao ciclista a previsão do tempo, condições da estrada e trânsito no caminho.

Entre as novidades do app está o modo “Sem Suor”, que calcula quanto esforço o ciclista precisa fazer para pedalar sem que ele chegue cansado (ou ensopado de suor) ao final do trajeto.

O aplicativo da bicicleta também possui uma extensão para Apple Watch que pode detectar buracos na pista. O ciclista sente uma vibração no guidão quando estiver próximo de algum obstáculo no asfalto. A empresa ainda não detalhou como a tecnologia irá funcionar.

Ainda não há previsão de lançamento ou preço para a smart bike da Ford.