Firefox sacode poeira e cria novidades para competir com Chrome

Novos recursos dão diferentes formas de interagir com o navegador da Mozilla

São Paulo – Apesar de perder espaço a cada dia, o Firefox ainda está na luta contra o Chrome e prepara novidades para seu navegador de internet. O software agora tem pesquisa por voz, lista de anotações e um recurso para compartilhar arquivos com tamanho de até 1 GB.

A pesquisa por voz funciona em poucos sites, como as ferramentas de busca Google, DuckDuckGo e Yahoo.

Para permitir o compartilhamento de arquivos entre amigos sem dar margem à pirataria, o Firefox limitou a um a quantidade de downloads possíveis de um determinado arquivo. Se não acontecer o download em 24 horas, o link irá expirar. Esse recurso está disponível online, portanto, não importa em qual navegador você estiver, poderá usá-lo para mandar arquivos aos seus contatos.

Segundo a Mozilla, responsável pelo Firefox junto a sua comunidade, os arquivos são criptografados para garantir a segurança dos dados enviados por essa ferramenta online.

Se você achar prático, pode também usar o novo recurso de anotações, que fica no menu ao lado esquerdo da URL.

As novidades do Firefox são exclusivas para quem faz parte do programa de testes do navegador. Para aderir a ele, você precisa adicionar um aplicativo grátis ao seu Firefox para Windows, Mac OS X ou Linux.

Os novos recursos podem não chegar a todos os usuários. Por isso, se quiser usá-los, realmente será preciso integrar o programa de testes da empresa.

Se as novidades serão o suficiente para o Firefox manter sua relevância no mercado de navegadores de internet, só o tempo dirá. Segundo dados de maio de 2017 da consultoria NetMarketShare, o Chrome é usado por 59,36% dos internautas, enquanto o Firefox é usado por 14,18% e se encontra na segunda posição, à frente do IE (9,2%) e do Microsoft Edge (3,74%).