Finlandeses pretendem fazer as renas brilharem no escuro

Atropelamentos acidentais dos animais são muito comuns na Lapônia finlandesa

São Paulo – Os finlandeses estão preocupados com o bem-estar de suas renas. Para evitar que elas morram atropeladas por carros – acidente muito comum na Lapônia finlandesa –, uma associação de criadores de renas fez com que as renas brilhassem durante a noite.

Os criadores de renas pulverizaram uma substância reflexiva em vinte animais. A ideia é que a rena fique visível durante a noite na estrada para que os motoristas possam evitar possíveis colisões.

Estão em testes dois líquidos de vaporização. Um deles é para a madeira, enquanto o outro é para a pele. Assim, elas brilham caso um carro se aproxime com os faróis acesos. Se as renas responderem bem, os motoristas irão encontrar renas brilhantes pelas estradas a partir do próximo outono.

A ação é importante porque as renas costumam viajar longas distâncias durante as noites de inverno no ártico em busca de comida. Segundo Anne Ollila, presidente da associação, acontecem entre 3.000 e 4.000 acidentes todos os anos.

Outro agravante é que o turismo local é muito grande no inverno, época em que a maior parte do dia é noite. A Lapônia finlandesa atrai muitos turistas que querem conhecer a cidade do Papai Noel.