Fibra óptica se rompe e causa pane na rede da Intelig

O pane na rede da Intelig atingiu também o funcionamento da central de atendimento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

São Paulo – Por meio de nota, a TIM, que adquiriu recentemente a Intelig, informou que “devido a um duplo rompimento de fibra óptica no backbone da rede da Intelig”, clientes enfrentaram dificuldades para utilizar os serviços de voz e dados da operadora entre 11h40 e 15h30 de hoje. Segundo a operadora, os rompimentos ocorreram em rotas “independentes e redundantes” e que os serviços já estão normalizados.

Por conta dos problemas na rede da Intelig, a central de atendimento da AES Eletropaulo teve o funcionamento prejudicado nesta sexta-feira. A distribuidora de energia chegou a divulgar nota oficial no site da empresa no fim da manhã, informando que o call center e a ouvidoria da empresa ficaram indisponíveis e que a previsão era que o problema fosse solucionado em até duas horas. Segundo a companhia, o sistema voltou a funcionar por volta das 11h30.

O pane na rede da Intelig atingiu também o funcionamento da central de atendimento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mas o serviço foi restabelecido no final da tarde. Rúbia Marize de Araújo, chefe da Assessoria de Relações com o Usuário da Anatel, disse à Agência Estado que, em decorrência da falha no call center, o número de atendimentos, que normalmente ultrapassa a marca de 20 mil por dia, chegou a somente mil ligações nesta sexta-feira. No caso da Anatel, segundo Rúbia, houve dois problemas consecutivos: primeiro a falta de energia na central de atendimento e, em seguida, a falha na rede de fibras óticas da Intelig.