Falha da TIM faz celulares anteciparem horário de verão

Falha afetou "alguns smartphones" e já foi corrigida pela operadora

São Paulo — O horário de verão só começa no dia 18 de novembro neste ano. Mas isso não impediu alguns smartphones de adiantarem seus relógios automaticamente na virada de domingo para segunda-feira (15). O problema foi relatado nesta manhã por alguns usuários de aparelhos conectados à rede da TIM, que foram despertados uma hora mais cedo.

Em comunicado enviado a EXAME, a operadora diz ter identificado a falha e a atribuiu a uma “ocorrência de sistema”. Segundo a empresa, o bug não afetou todos os aparelhos ligados à sua rede — somente alguns modelos tiveram o relógio adiantado erroneamente. O problema não atingiu clientes da Vivo, da Nextel, da Oi e da Claro.

A data em que o problema foi registrado bate com a da mudança de horário do ano passado, o que pode explicar a ocorrência. Em 2018, no entanto, o adiantamento na hora, que estava programado para o começo do mês que vem, só vai acontecer no próximo dia 18 de novembro. A ideia é que a alteração não afete o segundo turno das eleições e nem os finais de semana do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio, que acontece nos dias 4 e 11 de novembro. A hora volta ao normal no dia 16 de fevereiro de 2019.

Como mudar a hora no smartphone?

A TIM diz ter resolvido o problema em todos os aparelhos. Porém, caso o usuário tenha sido afetado e o relógio do smartphone ainda esteja adiantado, é simples reverter a mudança.

No Android, acesse as configurações e procure pela opção “Data e hora”. Nela, desative a opção “Data e hora automáticas” e defina manualmente o horário.

Nos iPhones, abra os “Ajustes”, vá em “Geral” e em “Data e Hora”. Desative a opção “Automaticamente” e procure pela sua cidade em “Fuso Horário”.