Facebook testa feed de notícias “alternativo”

O novo recurso vai reunir postagens, fotos e vídeos de pessoas desconhecidas, que o usuário não é amigo ou segue

São Paulo – Alguns usuários do Facebook pelo mundo, inclusive no Brasil, tiveram uma surpresa ao acessar a rede social na quinta-feira, 30.

Um ícone de foguete apareceu no aplicativo ao lado do botão que permite acesso ao feed de notícias. Muitas pessoas comentaram nas redes sociais que já viram o novo símbolo, mas ainda não entendem bem o porquê.

O novo recurso dá acesso a uma versão alternativa do feed de notícias, que vai reunir postagens, fotos e vídeos de pessoas desconhecidas, que o usuário não é amigo ou segue.

Normalmente, só quem escolheu experimentar novas funções do Facebook recebe as atualizações antes dos demais usuários, mas nesse caso a empresa disponibilizou o novo recurso para pessoas aleatórias que usam o aplicativo tanto no sistema operacional Android como no iOS.

Na prática, o novo recurso deve funcionar por meio de uma análise de curtidas e de um mapeamento do que é popular na rede de amigos, que vai permitir ao Facebook sugerir conteúdos similares ao que acredita ser o gosto do usuário.

Trata-se de um recurso de descoberta de novos conteúdos e usuários, como o Moments do Twitter, onde os usuários podem seguir notícias e tópicos atuais.

Apesar dos avançados algoritmos que buscam deixar as pessoas engajadas na rede, o Facebook não tinha feito esforços até agora para recomendar conteúdo para os usuários, ele só mostrava informações de fontes curtidas e seguidas pelas pessoas.

Não é a primeira vez que a empresa testa uma função desse tipo: recentemente, um ícone de quadrado apareceu na rede social, que só estava disponível para alguns usuários de Android.