Facebook se inspira no Twitter e estreia botão “retweet”

Esta, no entanto, não é a primeira vez que a rede de Zuckerberg copia algumas funções do Twitter

Ontem o Facebook anunciou o aplicativo Paper, um leitor de notícias exclusivo da rede social, e dentro do programa uma nova ferramenta funciona de forma similar ao “retweet” do Twitter.

Na parte inferior de uma postagem dentro do Paper, o usuário pode clicar em um símbolo de uma seta para acionar o menu “compartilhar”, então basta clicar no botão “Reshare” para compartilhar a publicação com amigos e seguidores.

O “Reshare” é similar a função “compartilhar na sua timeline” do Facebook, mas sua diferença está na simplicidade e facilidade do uso.

O “compartilhar na sua timeline”, por exemplo, pede que o usuário escreva um comentário antes de publicar o post na rede social. Já o botão “Reshare” compartilha o conteúdo com apenas um clique, igual a opção “retweet” do Twitter.

Esta, no entanto, não é a primeira vez que o Facebook copia algumas funções do Twitter. A rede social recentemente lançou suporte a hashtags e criou uma seção de trending topics, além do formato de menção a um perfil utilizando “@” antes do nome.

A opção “Reshare” estará disponível somente no aplicativo Paper e o Facebook afirma não ter planos para levar a ferramenta para a plataforma web da rede social.

Aplicativo – Diferentemente do formato atual do feed de notícias, a navegação no aplicativo é na horizontal, com em um jornal, e o uso da interface é quase que exclusivamente baseado em gestos. Segundo o The Verge, que teve acesso em primeira mão à novidade, o app lembra bastante o Flipboard.

Haverá divisão em 19 editorias, como esportes, tecnologia e cultura, para facilitar o acesso aos conteúdos. Inicialmente o app estará disponível apenas para iPhone. O Paper será lançado em 3 de fevereiro, ou seja, na próxima segunda-feira, mas será exclusivo para os Estados Unidos.