Facebook revela novos designs de botões ‘Curtir’ e ‘Compartilhar’

Botões estão presentes em cerca de 7,5 milhões de sites e são vistos pelo menos 22 bilhões de vezes diariamente

Dois dos botões mais utilizados no Facebook receberam nesta quarta-feira uma reforma completa no visual. O “Like” e o “Share”, que aparecem em diversas páginas internet afora, estão agora mais destacados, preenchidos pela cor azul escura típica da rede social.

A mudança pode parecer um tanto insignificante, mas ganha valor quando percebemos que os botões são usados em cerca de 7,5 milhões de sites. E o alcance é ainda maior, com pelo menos 22 bilhões de visualizações diária – e uma parcela, consequentemente, se torna clique.

Os dois comandos são incrivelmente importantes para o Facebook e para os próprios websites, já que incentivam o engajamento das pessoas. Por isso, mudanças – mesmo que sutis – podem surtir um bom efeito. Os próprios desenvolvedores na rede social, aliás, afirmam já estar “vendo um aumento favorável no número de curtidas e compartilhamentos”.  

Páginas que utilizam os velhos botões “Like” e “Share” devem receber a atualização automaticamente nos próximos dias. O tamanho deles continuará o mesmo, o que torna qualquer alteração no layout dispensável. Já a inclusão deles nos sites que ainda não os têm foi facilitada – preencha os campos e copie e cole o código.