Facebook quer entender tudo que você escreve na rede social

Chamada de DeepText, a inteligência artificial seria capaz de extrair mais informações usando contexto no qual as palavras são usadas pelos usuários

São Paulo – O Facebook está trabalhando em um avanço importante na capacidade de sua inteligência artificial. O objetivo é criar uma inteligência que seja capaz de entender o que os usuários publicam nas suas contas na rede social com alta taxa de acerto. Isso deve trazer importantes mudanças para a plataforma.

A tecnologia é chamada de DeepText (texto profundo, em uma tradução livre). Em uma postagem oficial, o Facebook detalha um pouco da pesquisa e discorre sobre os impactos de um sistema capaz de entender o conteúdo com uma precisão quase humana.

“DeepText tem o potencial de melhorar a experiência no Facebook ao entender posts e extrair informações como intenção, sentimentos, entidades (como pessoas, lugares, eventos), usando conteúdo misto como textos e imagens, e criando automação para remoção de conteúdo como spam”, escreve a empresa.

Com a tecnologia, o Facebook deixaria de apenas pegar palavras-chave para extrair o significado do conteúdo. O Facebook, então, passaria a ser capaz de entender o significado do que foi escrito.

A empresa usa um exemplo muito simples. Uma pessoa pode escrever no meio de um texto: “eu gosto de blackberry”. A pessoa pode estar se referindo à fruta ou à marca de smartphones. Um computador conseguiria extrair essa informação caso fosse capaz de ler o texto e entender o contexto no qual a palavra é usada.

De acordo com o site Recode, o Facebook já seria capaz de processar 10.000 posts por segundo publicados em 20 línguas diferentes usando DeepText.

Para o Facebook, a tecnologia é interessante pois pode ajudar a rede social a entender melhor os interesses de seus usuários. Se por um lado isso daria conteúdo mais próximo do que as pessoas querem, por outro, ajudaria marcas e empresas no direcionamento de anúncios.

Veja mais informações sobre DeepText nesta página (em inglês) do Facebook.