Facebook Portal é o novo jeito de fazer ligações no Messenger

Aparelhos têm câmera e microfone para falar com seus amigos e também atendem a comandos de voz

São Paulo – Em um ano marcado por crises, como o vazamento de dados de usuários no escândalo Cambridge Analytica ou no recente comprometimento de chaves de acessos a contas da rede social, o Facebook anunciou nesta semana os aparelhos chamados Portal e Portal+, que funcionam como dispositivos de mesa para realizar ligações e videochamadas no Messenger, bem como reproduzir músicas do Spotify ou vídeos do Watch, seu próprio serviço de vídeos.

O Portal menor tem preço sugerido de 199 dólares e tem com tela de 101, polegadas, com resolução de 1.280 por 800 pixels, ou seja, menos do que o padrão Full HD. A versão maior tem 15 polegadas e, neste caso, tem resolução Full HD. Seu preço sugerido é de 349 dólares e as vendas de ambos começam em novembro deste ano.

Os novos aparelhos podem realizar chamadas para conectar você com seus contatos do Messenger, o serviço de bate-papo entre amigos no Facebook. A proposta oferece a conveniência de não precisar segurar o seu smartphone ao falar com alguém ou depender das câmeras de baixa resolução de notebooks.

Facebook-Portal-Portal+

 (Facebook/Divulgação)

A câmera do Portal pode aplicar efeitos de realidade aumentada sobre os rostos dos usuários. A prática é ao estilo Snapchat ou sua versão dentro do Instagram Stories. Você pode usar filtros animados de orelhas de coelho para deixar a conversa mais leve ou divertida com seu amigo ou familiar.

Para atender a comandos de voz, acionados pelo comando “Hey Portal”, os produtos novos do Facebook contam com tecnologia da Amazon, com sua inteligência artificial Alexa–presente no concorrente Amazon Echo.

Para evitar preocupações com privacidade, o Facebook colocou um acessório que cobre a câmera do Portal e uma opção nas configurações do produto que desliga completamente o microfone.

Quando não está em uso, o dispositivo funciona como um porta-retrato digital, exibindo suas fotos, e também mostra compromissos da sua agenda.

Os novos Portal e Portal+ contam com inteligência artificial para ilustrar histórias contadas nele, por exemplo, aos seus filhos. “O Story Time é um recurso que dá vida às histórias com efeitos sonoros e visuais. A Smart Camera ajuda você a ler uma história engraçada por meio de um simples teleprompter, perfeitamente enquadrada, enquanto as pessoas que você ama estão assistindo do outro lado, vendo seu rosto e sua voz se transformarem nos personagens da história”, de acordo com comunicado oficial do Facebook.

Os novos aparelhos da linha Portal, do Facebook, não têm previsão de lançamento no mercado brasileiro. O Google Home, o Apple Homepod e o Amazon Echo não foram lançados no nosso mercado, apesar de estarem disponíveis no exterior, com suporte padrão ao idioma inglês e recursos que se integram a serviços que nem sempre funcionam no Brasil.