Facebook lança programa de “delação premiada” para mau uso de dados

Facebook pagará usuários por encontrar, denunciar e comprovar que empresas estejam usando dados do Facebook de maneira irregular

São Paulo – O Facebook anuncia hoje que começa um programa de recompensa para denúncias de abusos de dados dentro da rede social. O lançamento vem após o escândalo envolvendo dados obtidos dentro do Facebook e usados de forma irregular pela consultoria Cambridge Analytica.

Batizado de Programa Data Abuse Bounty (ou programa de recompensa de abuso de dados, em português), ele foi inspirado em esforços similares que startups e empresas de tecnologia fazem para buscar por bugs críticos em seus sistemas.

“O Programa Data Abuse Bounty, inspirado no programa semelhante que temos para identificar bugs e solucionar problemas de segurança, nos ajudará a descobrir possíveis violações de nossas políticas”, explica Collin Greene, líder de segurança de produtos do Facebook, em um texto divulgado hoje.

Em resumo, o programa vai recompensar quem denunciar “qualquer uso indevido de dados por desenvolvedores de aplicativos”.

“Este programa recompensará pessoas com conhecimento e comprovação de que um aplicativo dentro da plataforma do Facebook coleta e transfere dados das pessoas para um terceiro que os venderá, roubará ou os usará para golpes ou até influência política”, afirma Greene.

Ele relembra que o programa de caça por bugs já concedeu mais de 40 mil dólares para as pessoas que denunciaram problemas.

Para mais informações, veja a página do programa (apenas em inglês, por ora).