Facebook estimula doação de sangue com novo recurso no seu app

Programa da rede social notifica usuários sobre campanhas e pedidos urgentes e envolve bancos de sangue de todo o país

São Paulo – O Facebook traz ao Brasil nesta semana um novo recurso no seu aplicativo que estimula seus usuários a doar sangue. Junto com Ministério da Saúde e bancos de sangue, a empresa enviará notificações aos doadores em potencial quando um evento de doação ou solicitações urgentes ocorrerem perto do local onde estão. Para se cadastrar como doador, basta preencher o formulário no site da iniciativa.

As notificações são enviadas a você pelo Facebook mesmo que o aplicativo não tenha acesso à localização do seu smartphone. A seleção de pessoas que receberão o alerta é feita com base em diversas informações dos perfis dos usuários cadastrados como doadores.

A rede social trabalha com essa integração entre bancos de sangue e usuários do seu aplicativo na Índia, em Bangladesh e no Paquistão. De acordo com dados divulgados pela empresa, mais de 8 milhões de pessoas se cadastraram como doadores.

Como uma segunda etapa da iniciativa em prol da doação de sangue, no mês de junho deste ano, o Facebook vai oferecer aos bancos de sangue centrais de todas as regiões do Brasil uma plataforma para criação de publicações especiais de divulgação sobre campanhas de doação. Os parceiros, neste primeiro momento,

Dados de 2016 do Ministério da Saúde indicam que 1,6% da população brasileira doa sangue. A expectativa do ministério é de que o programa de doação de sangue do Facebook incentive a fidelização de doadores regulares.

Atualização: A matéria foi atualizada para esclarecer o processo de seleção de pessoas que receberão as notificações das campanhas de doação de sangue. 

Veja também