Facebook cria ferramenta que incentiva encontros pessoais

Novo recurso do Facebook, Nearby Friends permite que quem usa o app da rede social localize amigos próximos e entre em contato com eles

São Paulo – Depois de fazer muita gente trocar o bate-papo falado pelo virtual, o Facebook criou um novo recurso que promete reparar esse efeito. A ferramenta foi batizada de Nearby Friends.

Por meio dela, quem usa a rede social por meio de app pode informar sua localização a seus amigos no site e saber onde estão aqueles que também usam o recurso. A novidade foi lançada hoje nos Estados Unidos para gadgets com sistemas operacionais Android e iOS.

“A missão do Facebook é conectar pessoas. O Nearby Friends tenta levar isso adiante criando novas oportunidades para estes encontros”, afirmou o representante do Facebook Andrea Vaccarri em entrevista ao Mashable.

Como funciona

Na prática, a nova ferramenta usa o GPS de tablets e smartphones para funcionar. Por medida de privacidade, ela não aponta a localização exata de ninguém e ainda conta com uma opção que permite selecionar quais amigos terão acesso a esta informação.

Outra possibilidade oferecida pela novidade é a de mandar mensagem ou telefonar para quem for seu amigo e estiver por perto.

Embora seja um recurso gratuito, o Nearby Friends tem um imenso potencial de gerar receita para o Facebook. Afinal, o site pode usar o fato de saber a localização de seus usuários para vender anúncios específicos para cada área, por exemplo.

O novo recurso ainda não tem previsão oficial para chegar ao Brasil. Nesta semana, circularam rumores na internet dando conta que o Facebook poderia estar planejando também um serviço de pagamentos no estilo do PayPal. Agora, é esperar para ver.