Facebook começa a testar publicação de reportagens diretamente no Feed de Notícias

Nove veículos de mídia da Europa e Estados Unidos publicarão conteúdo na versão para iOS do app do Facebook

A rede social Facebook lançou nesta quarta-feira (13) um novo formato de conteúdo chamado Instant Article, ou “Artigo Instantâneo”, que exibirá reportagens mais elaboradas e multimídia no Feed de Notícias dos usuários no smartphone. A novidade é fruto de uma parceria inédita entre a empresa do Vale do Silício e grandes grupos de jornalismo, como The New York Times, The Guardian e NBC News.

Esses jornais passam a publicar histórias hospedadas dentro da infraestrutura do Facebook, o que aumenta a velocidade de carregamento em até dez vezes, segundo a empresa. Além disso, há ferramentas customizadas, como mapas interativos e fotos em formatos maiores.

Inicialmente, nove empresas de mídia irão usar a plataforma do Facebook para publicar conteúdo: New York Times, BuzzFeed, The Atlantic, National Geographic, NBC News, The Guardian, BBC News, Bild e Der Spiegel.

Introducing Instant Articles, a new tool for publishers to create fast, interactive articles on Facebook.

Posted by Facebook Media on Terça, 12 de maio de 2015

O projeto faz parte de uma estratégia mais ampla da rede social de estimular a qualidade das notícias que aparecem no Feed de Notícias dos usuários. No ano passado, o Facebook passou a rebaixar a relevância de publicações com notícias falsas ou que enganavam o leitor com técnicas “caça-cliques”.

Os Artigos Instantâneos também têm novidades do lado comercial. As empresas de notícias poderão vender ou incorporar anúncios nas matérias, ficando com o faturamento obtido com publicidade, ou também podem permitir que o Facebook venda os anúncios. Por enquanto, a ferramenta irá funcionar apenas na versão para iOS do app do Facebook.

Fonte: Facebook