Exército americano desenvolve drones mutantes

Aeronave em desenvolvimento pela DARPA se adaptará para diversos usos

São Paulo – A divisão de pesquisa do Ministério da Defesa dos Estados Unidos está desenvolvendo drones que se adaptam a situações diferentes.

A DARPA (sigla em inglês para Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa) divulgou informações sobre as aeronaves e algumas imagens conceituais.

Chamadas de ARES (sigla para Sistema Integrado Aéreo Reconfigurável), elas devem ser utilizadas para transportar tropas para regiões perigosas e extrair militares feridos em áreas de combate.

Outro possível uso será no transporte de cargas. Segundo a Darpa, postos de combate precisam de 45 000 quilos de suprimentos por semana e elas auxiliariam nessa tarefa.

O módulo de voo poderia ser adaptado para diversos tipos de aeronaves (assim como as imagens mostram). Os motores serão independentes do resto da veículo. A composição terá um sistema de energia, combustível, controle digital de voo e interface de comando à distância.

O desenvolvimento de ARES está em sua terceira e última fase. A Lockheed Martin trabalha em parceria com a DARPA nesse projeto.