Estudo revela que 15% dos americanos não usam a internet

Quinze por cento dos americanos não usam a internet e a maioria deles não se importa por não navegar na rede, segundo estudo

Washington – Quinze por cento dos americanos não usam a internet e a maioria deles não se importa por não navegar na rede, segundo estudo publicado nesta quarta-feira.

Além disso, 9% dizem usar a internet apenas em seu local de trabalho, afirma o estudo do instituto Pew Research Center.

Por outra parte, 92% dos americanos totalmente desconectados afirmaram que não têm a intenção de usar a internet num futuro próximo.

“Muitas pessoas se surpreendem ao descobrir que nem todo mundo está conectado”, afirmou Kathryn Zickuhr, autora do estudo.

“A maioria dos adultos desconectados não acha que a internet seja relevante para eles, ou que não vale a pena o esforço. E mesmo que já tenham usado a internet no passado, a maioria que não utiliza a internet atualmente não está interessa em se conectar no futuro”.

Do grupo pesquisado, 32% acham que usar a internet é difícil ou frustrante, ou citam problemas como vírus, hackers ou espionagem informática. Outros 19% citam o alto custo dos computadores ou conexões, e apenas 7% afirmam não ter acesso à internet.

São americanos maior de idade que não usam a web. Segundo o estudo, 44% dos acima dos 65 anos não se conectam à rede, em comparação com os 87% dos americanos de 18 a 29 anos que navegam.

As pessoas com rendas mais baixas, menos educação, de origem hispânica ou habitantes de zonas rurais têm mais probabilidade de não fazer questão da internet.

No entanto, 25% dos americanos desconectados vivem num lugar onde há ao menos uma pessoa que usa a internet.

Em 1995 apenas 14% dos americanos usavam a rede. Atualmente essa porcentagem se situa entre 75 e 85%.

O estudo foi feito com 2.252 adultos consultados de 17 de abril a 19 de maio, com uma margem de erro de 2,3 pontos percentuais.