Estudantes do MIT criam impressora 3D de sorvete

Alunos do MIT criaram uma impressora 3D capaz de fazer sorvete com o objetivo de chamar a atenção das crianças para a tecnologia

Casas, armas e até próteses já foram impressas com ajuda da tecnologia tridimensional. Agora, três estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) criaram uma impressora 3D de modelar o sorvete.

Kyle Hounsell, Kristine Bunker e David Donghyun Kim uniram uma máquina caseira de fazer sorvete, a Cuisinart, com a impressora Solidoodle 3D.  A impressora 3D modificada fica alojada em um pequeno freezer. Para não derreter durante o processo, os estudantes usam uma corrente de nitrogênio líquido sobre o sorvete enquanto a máquina imprime camada por camada.

O sorvete pode ter qualquer forma desejada. Depois que é depositado em uma superfície lisa, o nitrogênio líquido congela a massa. A próxima camada de sorvete é, então, feita em cima da primeira, formando lentamente um sorvete tridimensional.

O processo de impressão do sorvete dura 15 minutos. Ainda é preciso fazer diversas modificações na impressora para que ela seja vendida. Mas os estudantes acreditam que a tecnologia pode ser usada em sorveterias.

O projeto faz parte do trabalho de conclusão de pós-graduação do grupo. Bunker disse ao 3ders.org que a ideia surgiu do desejo dos alunos de fazer algo que chamasse a atenção das crianças para a tecnologia. Com a criação de uma impressora 3D que pode fazer sorvete com várias formas diferentes, os estudantes acreditam que podem inspirar as crianças a fazer seus próprios experimentos científicos.

//www.youtube.com/embed/iOzHoHttWAI

Conheça o cardápio do futuro

 Clique para abrir o link no navegador