Estudantes criam sistema para evitar que motorista durma

Cidade do México - Uma webcam e um dedal especial são os aparelhos que fazem parte de um sistema criado por um grupo de estudantes mexicanos para evitar que motoristas...

Cidade do México – Uma webcam e um dedal especial são os aparelhos que fazem parte de um sistema criado por um grupo de estudantes mexicanos para evitar que motoristas durmam ao volante.

O sistema mede a temperatura do automóvel, a frequência cardíaca, as piscadas e o movimento da cabeça da pessoa que conduz e um som alerta os motoristas para que não caíam no sono enquanto dirigem.

Este sistema chamado ‘Anti-Sleep’ e destinado a reduzir o número de acidentes gerados pelo cansaço dos motoristas foi criado por Leslie Melissa Mercado, Jorge Ivan Trejo e Mario Andrei Álvarez, alunos do Instituto Politécnico Nacional (IPN) da Escola Superior de Cómputo (Escom) na Cidade do México.

A casa de estudos explicou em comunicado que o sistema é portátil e começa a funcionar quando o automóvel é ligado e realiza algumas perguntas para determinar o estado do motorista, como o número de horas que dormiu nas últimas 24 horas, se tem alguma doença ou se ingeriu remédios, entre outras.

Após responder o questionário, o motorista deve colocar um dedal especial em um dos dedos para registrar a frequência cardíaca.

Por outro lado, uma câmera instalada no carro capta o rosto da pessoa e o número de piscadas que ocorrem enquanto conduz, além do movimento da cabeça.

Os alunos explicaram que o ‘Anti-Sleep’ monitora a condição do motorista a cada 60 segundos, de modo que quando alguém se encontra muito cansado e recebeu várias alertas, é necessário que faça um intervalo para evitar um acidente.