Estas são as 20 linguagens de programação mais usadas

Relatório do Stack Overflow indica as linguagens mais populares, com base em respostas de mais de 100 mil programadores

São Paulo – Está interessado em aprender a programar ou em expandir seus conhecimentos de TI? Anualmente, o Stack Overflow, site de perguntas e respostas usado por programadores em todo o mundo, lança um relatório indicando quais são as linguagens de programação mais usadas.

Na edição de 2018, mais de 100 mil programadores participaram do levantamento, que colocou o JavaScript como código mais utilizado. Diferentemente do Java (usado em apps para Android), o JavaScript permite a criação de elementos interativos em sites, o que o torna popular. Recentemente, o Google lançou um aplicativo grátis que visa ensinar a linguagem com pequenos jogos.

Apesar de o HTML ser uma linguagem de marcação, ela aparece em segundo lugar, seguida do CSS, ambas muito usadas em sites. Já o SQL é normalmente usado para lidar com um grande volume de dados, assim como o Python.

O Java aparece em quinto lugar no ranking, enquanto seu “rival”, Swift–usado em apps para iPhone–ficou em último lugar.

Muito usada em bancos, a linguagem Cobol não figurou no ranking, apesar da promessa de altos salários.

Quase 60% dos programadores que participaram da pesquisa se identificaram como desenvolvedores back-end, enquanto cerca de 20% se descreveram como desenvolvedores mobile. Fora isso, 30,1% dos participantes do levantamento disseram que trabalham com programação profissionalmente de zero a dois anos, 27,4%, de três a cinco anos, e 14,6% de seis a oito anos. No Brasil, os programadores participantes tinham, em média, 25 anos, enquanto o tempo de experiência média no setor era de oito anos.

O relatório traz uma série de dados sobre plataformas, bibliotecas e outras curiosidades sobre programadores. Você pode conferi-lo na íntegra, em inglês, aqui.

Veja a lista de linguagens de programação mais populares a seguir.

1.JavaScript
2.HTML
3.CSS
4.SQL
5.Java
6.Bash/Shell
7.Python
8.C#
9.PHP
10.C++
11.C
12.Typescript
13.Ruby
14.Swift
15.Assembly
16.Go
17.Objective-C
18.VB.NET
19.R
20.Matlab

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Patterson Junior

    HTML e CSS não são linguagens de programação, não deveriam estar na lista .