Esta extensão para Firefox impede a coleta de dados pelo Facebook

Novo aplicativo é exclusivo para o navegador da Mozilla; usuários do Chrome têm alternativa

São Paulo – Em meio à polêmica com a empresa de consultoria Cambridge Analytica, a Mozilla anunciou nesta semana uma extensão para o navegador Firefox em computadores que impede a coleta de dados pelo Facebook.

A proposta do Facebook Container, como é chamado, é devolver às pessoas o controle sobre seus próprios dados, isolando-os do alcance da rede social.

O uso do Facebook continua normal quando a extensão está instalada, a diferença, segundo a Mozilla, é que fica mais difícil para a empresa coletar informações sobre você.

“As páginas que você visita podem dizer muito sobre você. Elas podem inferir onde você mora, quais são seus hobbies, e a sua visão política. Há um valor enorme em reunir esses dados em um perfil social, e o Facebook tem a sua rede de rastreadores em vários websites. Esse código rastreia você de forma invisível e normalmente é impossível determinar quando esses dados estão sendo compartilhados”, informou a Mozilla ao justificar o motivo do lançamento da sua nova extensão para Firefox.

Usuários do navegador Google Chrome podem usar o Disconnect como opção de app para dificultar o rastreamento por parte de empresas de tecnologia que têm a publicidade como principal negócio.