Google homenageia Simone De Beauvoir com Doodle

A escritora francesa, filósofa existencialista e uma das fundadoras do feminismo moderno Simone De Beauvoir é homenageada pela página inicial do Google

A escritora francesa, filósofa existencialista e uma das fundadoras do feminismo moderno Simone De Beauvoir é homenageada pela página inicial do Google nesta quinta-feira (9).

O Doodle de hoje celebra o que seria seu 106º aniversário. A imagem traz uma ilustração da filósofa em frente aos prédios da Rua Parisian, onde se localizava o Café de Flore, local frequentado por Beauvoir e seu parceiro Jean-Paul Sartre. 

Beauvoir nasceu Simone-Lucie-Enestine-Marie Bertrand de Beauvoir em Paris no dia 9 de janeiro de 1908. A escritora ficou conhecida pelo livro “O segundo sexo”, uma análise da opressão feminina ao longo da história e que é considerado o ponto inicial do movimento feminista contemporâneo. 

O livro reflete sobre a construção social da mulher como sendo “o outro” e que teria levado a sua opressão. O livro traz uma das citações mais famosas da escritora: “Uma pessoa não nasce, mas sim torna-se, uma mulher” (do original em francês “on ne nait pas femme: on le devient”) .

Beauvoir morreu de pneumonia em Paris em 1986, aos 78 anos. Ela foi enterrada ao lado do túmulo de Sartre, no cemitério Cimetière du Montparnasse, localizado na capital francesa.