Empresa italiana lança máquina de azeite de oliva de cápsulas

Eletrodoméstico produz 150 ml de óleo em 20 minutos

Uma empresa italiana da Calábria lançou uma máquina “Nespresso” de azeite de oliva. Batizado de EVA, o aparelho é um triturador portátil que permite produzir o óleo extra virgem utilizando a polpa de azeitonas (veja vídeo no final deste texto).

O eletrodoméstico tem um design elegante e funciona com geleia de azeitona comprimida e congelada que pode ser escolhida de acordo com o gosto do cliente. Além disso, é possível adicionar gengibre, trufa, pimenta, especiarias e aromas.

O produto funciona como a Nespresso de café. A máquina aquece a polpa e depois tritura. Em 20 minutos, são preparados 150 ml de azeite. O “bagaço” que sobrar é comestível e pode ser usado em outros pratos. A EVA e as polpas podem ser compradas pela internet.

A “Nespresso de azeite” tornou-se realidade graças à ideia inovadora do grupo de empreendedores calabreses da “Revoilution”. A tecnologia utilizada foi desenvolvida em colaboração com especialistas da Universidade de Calábria. O produto foi apresentado em Londres durante uma reunião com investidores organizada pelo banco privado Intesa Sanpaolo.

“Muitos sabem que o vinho melhora com o tempo, mas o óleo não. Após seis meses, ele perde aroma, valor nutricional e propriedade antioxidantes”, explica Giuseppe Schipani, co-fundador da empresa.

De acordo com o italiano, o projeto permite que as cozinheiras tenham um “óleo fresco, saudável, 100% natural e até personalizado”.