Emoticons completam hoje 30 anos de existência

Sequência se símbolos usados para expressar felicidade ou tristeza na internet apareceram pela primeira vez em um e-mail no ano de 1982

São Paulo – Os simpáticos emoticons :-) e :-(, tão disseminados em textos informais na web e especialmente nas redes sociais, completam hoje 30 anos de existência. Foi exatamente no dia 19 de setembro de 1982 que Scott Fahlman, professor da Universidade Carnegie Mellon (Estados Unidos) usou-os pela primeira vez em um e-mail.

A mensagem foi enviada às 11h44 para colegas de Fahlman e alunos, durante um debate sobre os limites do humor na internet e como diferenciar comentários que deveriam ser interpretados de maneira positiva ou não.

“Proponho a seguinte sequencia de caracteres para marcar uma piada :-)”, escreveu o professor. Ele ainda sugeriu que os símbolos fossem lidos de lado e que fosse usada a sequência com o parêntese oposto para marcar um comentário que não deveria ser lido como amigável, :-(.

Como é possível perceber, a adoção destes símbolos como meios de expressão se espalhou com rapidez e, desde então, surgiram centenas de variantes em todo o planeta. Em 1986, um estilo diferente de ler as carinhas surgiu no Japão. Ao invés de serem lidos de lado, os emoticons passaram a ser percebidos na direção vertical, como esta carinha (*_*), por exemplo.