Em vídeo, robô Atlas mostra destreza digna de um ginasta

Boston Dynamics cria robô que consegue realizar movimentos de ginástica

São Paulo – Já pensou em ver robôs realizando movimentos de ginastas? O robô Atlas é capaz de realizá-los. Desenvolvido pela companhia de robótica Boston Dynamics – em 2017, vendida pelo Google para o conglomerado japonês SoftBank -, o Atlas consegue imitar movimentos de ginastas profissionais, de maneira mais lenta, mas com uma precisão de 80% – ou seja, os movimentos são praticamente perfeitos.

O robô, com a ajuda de um fluxo de trabalho, apresenta movimentos suaves e suas manobras, por serem lentas, podem servir de referenciais para máquinas futuras que sejam mais rápidas.

Confira abaixo um vídeo do robô Atlas realizando movimentos dignos de um ginasta humano:

Para permitir que o robô realize os movimentos, um algoritmo é responsável por transformar descrições de tais movimentos – por voz – em manobras, assim, o Atlas é capaz de combiná-los através de um controlador que une a descrição de uma manobra com outra, emendando-as.

A máquina ainda não está disponível para compra. Por enquanto, os interessados terão que apenas observar por vídeo um robô que se movimenta de forma parecida com a ginasta Daniele Hypólito.