Ecstasy, cogumelos e psicotrópicos são — temporariamente — legalizados na Irlanda

A venda, fornecimento, importação e exportação das drogas ainda continuam ilegais no país

Uma decisão de um tribunal irlandês retirou a proibição do consumo e porte de ecstasy, cogumelos e outras drogas psicotrópicas no país. A venda, fornecimento, importação e exportação das drogas ainda continuam ilegais.

A legalização, ainda que provisória, das substâncias aconteceu após a justiça local entender que a proibição das drogas psicoativas aconteceu por meio de uma lei inconstitucional.

Uma questão de competência para a criação do regulamento fez com que a legislação e a proibição dos psicotrópicos fossem derrubados, liberando o consumo desse tipo de droga no país.

Para evitar que a situação se estenda por mais tempo, o legislativo da Irlanda irá realizar uma sessão de emergência ainda nesta quarta (11), para criar e aprovar uma nova lei que regule o uso da substância no país em menos de 24 horas.

“Meu objetivo como ministro é proteger a saúde pública, e é por isso que iremos aprovar essa lei de emergência para banir a posse dessas substâncias”, afirmou Leo Varadkar, ministro da Saúde da Irlanda, ao jornal Irish Times.