Downloads da hora!

A hora do trampo


Os atrasos dos projetos na área de tecnologia de informação já são folclóricos. Nem por isso a confusão é menor na hora em que você se atrapalha e tem de fazer mea-culpa para justificar as tarefas incompletas. Que tal gerenciar melhor o tempo? Aqui estão três softwares para quem quer administrar melhor seu trabalho, e mais um que ajuda a preservar a saúde de quem usa o computador, evitando lesões por esforço repetitivo.


TimeStamp 3.0


Syntap www.uol.com.br/info/aberto/download/2010.shl
O TimeStamp é uma espécie de “trabalhômetro”. Ele permite a consultores, programadores e outros profissionais que prestam serviços registrar o tempo dedicado a cada projeto. Assim, fica mais fácil cobrar dos clientes depois. O programa gera um relatório com as horas trabalhadas e o tempo gasto em intervalos de folga. Se o usuário especificar uma remuneração por hora, o valor total para cada projeto é calculado. O programa, de código-fonte aberto, é bastante bem elaborado.
745 KB, Windows 98 e Me, em inglês


EasyOffice Freeware 3


e-Press www.uol.com.br/info/aberto/download/1416.shl
O EasyOffice é um pacote para escritórios com uma impressionante lista de aplicativos. Inclui processador de textos planilha, gerador de apresentações, gerenciador de contatos e contabilidade. Há também utilitários como compactador de arquivos, gerador de código de barras e calculadora. Em sua versão mais recente, o pacote ganhou compatibilidade com o Windows XP e pequenos aperfeiçoamentos. Em geral, os recursos oferecidos são básicos. O usuário avançado deve sentir falta principalmente de opções de personalização e programação. Mesmo assim, há funções interessantes, como a que salva arquivos no formato PDF, da Adobe. O sistema de ajuda é abrangente e bem organizado. Pena que não haja uma versão em português.
43,5 MB, Windows 9x/Me/NT4, 2000 ou XP com Internet Explorer 5 ou posterior, em inglês


TimeTrap 3.0


Entertec www.uol.com.br/info/aberto/download/2011.shl
Como o TimeStamp, o TimeTrap serve para registrar o tempo de trabalho de profissionais que prestam serviços. Mas os dois programas seguem filosofias diferentes. Enquanto o TimeStamp é simples e estritamente freeware, o TimeTrap é mais complexo, oferecendo um cadastro de clientes, uma lista de tarefas e um controle de despesas relacionadas com cada projeto. Também tem uma opção de instalação em rede, para uso em equipe. Seu uso é mais trabalhoso que o do TimeTrap e a versão gratuita exibe anúncios na tela. Por uma taxa de 40 dólares, os anúncios são eliminados.
2 MB, Windows 9x/Me e NT, em inglês


TypeSafe 3.1


Business Metrics www.uol.com.br/info/aberto/download/2009.shl
Para quem escreve no computador, fazer pausas periódicas é uma das recomendações médicas para evitar lesões por esforço repetitivo. Essas lesões, como a síndrome do túnel carpal, podem até incapacitar a pessoa para o trabalho. O TypeSafe monitora a atividade no micro e indica quando é hora de fazer uma pausa. Neste momento, um temporizador aparece na tela, marcando o tempo em que o usuário deve se afastar do micro e relaxar um pouco o corpo.
392 KB, Windows 9x/Me/NT e 2000, em inglês


Taskman 1.2


Northernbreaks www.uol.com.br/info/aberto/download/2012.shl
Confuso com aquele projeto interminável e cheio de detalhes? O Taskman pode ajudar a tornar o trabalho menos assustador. Este aplicativo gerencia listas de tarefas estruturadas. A idéia é dividir o projeto em partes que, por sua vez, podem ser subdivididas, formando uma estrutura hierárquica. Cada parte do projeto tem tarefas associadas a ela. O usuário pode atribuir um nível de prioridade à tarefa e anexar um texto a ela. Assim, fica mais fácil saber por onde começar.
2,8 MB, Win 9x/Me/NT4 e 2000, em inglês

Você manda, o PC obedece


Um software de controle remoto pode fazer do seu PC um computador sem fronteiras. Basta comandá-lo via internet, de qualquer lugar do mundo, para ter acesso a todas as informações armazenadas. O elogiado VNC é o mais conhecido dos softwares gratuitos para acesso remoto e até deu origem a algumas variantes por aí.


VNC 3


AT&T www.uol.com.br/info/aberto/download/1273.shl
Você está viajando e precisa verificar alguma coisa no seu PC de casa. Como fazer? Se o micro tiver um endereço IP fixo e estiver rodando o VNC, basta ir até um cibercafé para conectar-se a ele pelo browser. O VNC (Virtual Network Computer) é um competente aplicativo para acesso remoto a computadores de ambiente Windows, Linux, Solaris, OSF1 e Mac. Ele permite, por exemplo, que alguém com um palmtop rodando Windows CE interaja com aplicativos que estão num servidor Unix remoto. O VNC já traz embutido um pequeno servidor HTTP. Assim, ele pode ser acessado tanto com um cliente próprio como via browser. Neste caso, ele baixa um programa em Java para o navegador, que passa a funcionar como cliente. O software é surpreendentemente fácil de instalar e configurar.
966 KB, Windows 9x/NT e 2000, Mac, vários Unix e Windows CE 2, em inglês

Chegou mensagem


E-mail hoje em dia virou sinônimo de problema. É pela caixa de entrada que chegam os spams e os vírus mais perniciosos, anexados a mensagens convidativas, boa parte utilizando a lista de endereços do Outlook Express, da Microsoft, para se propagar. Dê um breque nessa festa com programas de correio eletrônico mais enxutos e nem por isso menos eficientes.


Eudora 5.1


Qualcomm www.uol.com.br/info/aberto/download/1148.shl
O velho e bom Eudora continua imbatível entre os programas de e-mail desvinculados dos browsers. Administra múltiplos usuários e contas, tranca o acesso a cada uma delas com senha, importa configurações, mensagens e endereços do Outlook Express e do Netscape Mail e cria filtros com várias combinações de regras. O suporte ao protocolo de segurança SSL veio nesta última versão. O Eudora exibe um pequeno anúncio, que não incomoda ninguém. Mais: faz estatísticas dos e-mails recebidos e enviados, e do tempo gasto com eles.
Adware, 6,38 MB, Windows 9x/NT/Me e 2000, em inglês


Vivian Mail 3.25


Deep Sleep www.uol.com.br/info/aberto/download/2020.shl
O Vivian é um cliente de e-mail magro, mas poderoso. Gerencia múltiplos usuários e contas, oferecendo a opção de definir qual delas acessar primeiro e uma coluna especial para indicar para qual conta cada mensagem foi enviada. Possui livro de endereços, buscador interno, filtro de mensagens e um módulo que permite a leitura de mensagens no servidor. Assinatura, ícones e colunas são personalizáveis. Problema: a ajuda está em alemão. Mas, como o programa não é complicado, dá para encarar.
2,07 MB, Windows 9x/NT e 2000, em inglês e alemão


Popcorn 1.15


Ultrafunk www.uol.com.br/info/aberto/download/2021.shl
Superleve, o Popcorn lê as mensagens no servidor POP3 e só salva os e-mails no micro se o usuário quiser. Por isso mesmo é ideal para quem enfrenta conexões lentas ou viaja muito e precisa acessar, enviar e receber e-mails em trânsito, sem deixar rastros. Suporta vários perfis de usuário e respectivas contas, e registra todas as transações de log, dando ao dono a chance de identificar problemas de conexão, se houver.
176 KB, Windows 9x/NT/Me/2000 e XP, em inglês

Livre acesso à web


Poucos provedores de acesso gratuito à internet sobreviveram ao ajuste da grande rede ao mundo dos negócios lucrativos. Os três testados por INFO
– iG, LigBR e Tutopia – mantêm o espírito democrático, mas obrigam o candidato a usuário a encontrar um computador já conectado para preencher longos cadastros online, registrar seu login e senha, baixar o software discador, pôr o programa num disquete e levá-lo para instalar na máquina desplugada. Cabe a você decidir se a economia vale a ginástica.


iG



www.ig.com.br

O mais popular dos provedores gratuitos é o que oferece conteúdo e serviços mais completos, como noticiário atualizado, sala de bate-papo, e-mail, hospedagem de home page, buscador e shopping virtual. Também é o que impõe o cadastro menos chato e dispõe do melhor discador (671 KB). Ao ser instalado, o programa configura uma conexão dial-up automaticamente, escolhe uma linha livre, disca e autentica o usuário. Disponível em cerca de 160 cidades no país, o iG não escapa da lentidão nos horários de pico e de falhas esporádicas na conexão.


LigBR


www.ligbr.com.br

Tem a maior abrangência dos três provedores, fazendo conexão de qualquer cidade do país com um mesmo número de telefone. Seu portal exibe notícias frescas e vários canais de informação, mas ainda está aquém do conteúdo do iG. Oferece e-mails ilimitados, 10 MB de espaço para home page, outros 10 MB para mensagens e um discador simples, de 404 KB, que não livra o usuário da configuração manual da conexão dial-up. Tanto que o provedor dá a receita de discagem, login e senha válidos por três conexões para o pretendente se conectar primeiro e se registrar depois. Quem quiser suporte por telefone (por e-mail é grátis) terá de pagar. Ou pré-pagar
– 15 minutos no SupCard custam 10 reais.


Tutopia


www.tutopia.com.br

Previsão do tempo, cartões digitais, e-mail e joguinhos são algumas das poucas coisas que o provedor tem a oferecer ao assinante além do acesso gratuito em dez cidades
– São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Joinville, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Pelotas. O discador de 835 KB cumpre seu papel, mas antes é necessário configurar a conexão dial-up manualmente. Além disso, o noticiário do portal está desatualizado.

Mensagens em todo lugar


Acessáveis de qualquer ponto do planeta por um simples navegador, os webmails deixaram de ser a opção pobre de correio eletrônico para se tornar a salvação de quem viaja muito. Em sua versão melhorada, os webmails também podem ser acessados como contas POP3, pelos programas de correio eletrônico comuns, como o Eudora. Conheça quatro serviços grátis de webmail/POP3.


BOL



www.bol.com.br

Cheio de recursos, o webmail do BOL deixa o usuário definir sua assinatura, o número de mensagens mostradas na tela e o modelo de cabeçalho que deseja. Inclui livro de endereços, corretor ortográfico em três idiomas (português, inglês e espanhol), busca interna, filtros de mensagens e antivírus. O espaço para guardar as mensagens, de 1 MB, é um pouco apertado. A conta some do mapa depois de seis meses sem uso.


Tutopia Mail


www.tutopia.com.br

Um dos mais completos webmails, o Tutopia Mail dispõe de vários filtros de mensagens, agenda de compromissos com modo de visualização e horário ajustáveis, lembretes disparados por ICQ ou e-mail, catálogo de endereços e corretor ortográfico em doze idiomas, incluindo o português. De quebra, desfruta de um fornido espaço de 15 MB para armazenar as mensagens.


Yahoo! Mail


www.yahoo.com.br

Só funciona como conta POP3 se o usuário concordar em receber ofertas em sua caixa de correio. Em compensação, oferece filtros que podem, entre outras coisas, desviar as ofertas e outras chatices para uma pasta específica. Possui antivírus, catálogo de endereços e ícones para indicar se o remetente está online no Yahoo! Messenger, o programa de mensagens instantâneas do portal. Armazena até 6 MB de dados.


iG Mail


webmail.ig.com.br/igmail.html

Um dos mais simples da praça, o iG Mail vem acompanhado de catálogo de endereços e poucas possibilidades de personalização
– permite definir uma assinatura para anexar ao final do e-mail e o número de mensagens a exibir na página. Não tem limite de espaço.

Uma força para o browser


Depois de muitas versões e aperfeiçoamentos, seu navegador de internet continua devendo recursos que simplifiquem certas tarefas. Nessa brecha entram vários programas gratuitos interessantes, que oferecem pesquisa em diferentes mecanismos de busca simultaneamente, trazem as notícias dos assuntos escolhidos, os sites que você mais visita e muitos outros recursos úteis.


MeToolBar 1.1


4C Software www.uol.com.br/info/aberto/download/2046.shl
Parece ser apenas uma barra bem desenhada, mas é um pacote recheado de ferramentas, cada uma em sua tela. Faz busca em 40 mecanismos ao mesmo tempo, em diretórios da web e em sites de notícia divididos por assunto. Gerencia sites favoritos e aplicações mais usadas, lê os cabeçalhos de e-mails no servidor com a opção de apagar os spams e traz a previsão do tempo em mais de 1 600 cidades, 50 delas brasileiras. Tem ainda tradutor (inglês-português, entre outros idiomas), cofre de senhas e recursos para cadastrar sites nos buscadores e encontrar endereços IP e pessoas na web. Quer mais?
834 KB, Windows 9x/Me/2000 e XP, em inglês


BroadPage 3.2


BroadPage Corporation www.uol.com.br/info/aberto/download/2047.shl
Imagine seis buscadores carregando uma pesquisa ao mesmo tempo na mesma tela. Ou sua página de abertura dividindo espaço com outras duas de notícias, que você gosta de consultar assim que inicia o micro. Isso é possível com o BroadPage, um browser leve, multipágina, construído sobre a estrutura do Internet Explorer. Simplesmente arrastando guias, você cria painéis de sites de uma mesma categoria, dá nome, salva e acessa depois por um menu lateral. Cada pedaço do painel vira uma tela inteira, e vice-versa, a um clique. Entre os outros vários recursos, destaque para o botão Quick Options, que desliga com um clique o download de imagens, animações, vídeos e sons para carregar as páginas mais depressa.
Adware, 1,94 MB, Windows 9x/NT e 2000, em inglês


Clickguide 1.5


Clickguide www.uol.com.br/info/aberto/download/2048.shl
O Clickguide é uma barrinha de navegação extra com uma série de menus que dão acesso rápido a sites de busca, finanças, notícias, compras, obras de referência e viagens. Ao clicar num buscador entre os dez existentes no menu, uma caixa de diálogo se abre já no campo de pesquisa, bastando digitar o assunto. Ou, se quiser consultar uma enciclopédia, selecione a palavra e clique em Britannica, por exemplo. As duas formas de pesquisa valem para todos os menus. Funciona com Internet Explorer 5 e Netscape 4 ou versões mais recentes.
1,05 MB, Windows 9x/NT/Me/2000 e XP, em inglês


WinampBar


Gavin Smyth www.uol.com.br/info/aberto/download/2049.shl
Minúscula, a WinampBar acrescenta à barra de ferramentas do Internet Explorer e de outras aplicações do Windows os botões de controle do Winamp, popular tocador de MP3, e o nome da música que está no ar. Assim, você pode mandar tocar, avançar, retroceder, fazer uma pausa ou parar de vez um som sem sair do processador de texto ou do navegador.
51 KB, Windows 9x e NT, em inglês


SuperBot 2.6A


EliteSys www.uol.com.br/info/aberto/download/2050.shl
Está sem tempo? O SuperBot copia sites inteiros automaticamente e salva no computador para você ler depois, desplugado. É fácil de usar e de definir o nível de profundidade do download, com filtros de arquivos de acordo com a extensão. Ao final da transferência, mostra a lista de arquivos, marcando os que baixou completamente e os que foi impedido de trazer com o respectivo motivo (link quebrado, desconexão etc.).
1,08 MB, Windows 9x/NT/Me/2000 e XP, em inglês

PRÓXIMA PÁGINA