Doodle animado relembra aniversário do compositor Claude Debussy

São Paulo - A barra de pesquisa da página inicial do Google deu lugar a uma pequena animação que homenageia o 151º aniversário do compositor francês Claude Debussy....

São Paulo – A barra de pesquisa da página inicial do Google deu lugar a uma pequena animação que homenageia o 151º aniversário do compositor francês Claude Debussy. Nascido na cidade de Saint-Germain-en-Laye, ele é considerado um dos principais expoentes do estilo impressionista na música.

O Doodle reproduz um cenário noturno europeu do início do século XX, com bicicletas, carros antigos e um barco que passeia por um rio que lembra o parisiense Sena. A iluminação dos prédios e dos postes de luz varia conforme os acordes da composição para piano  Clair de Lune, terceiro movimento da Suite Bergamasque, que começou a ser composta em 1890 e só foi concluída em 1905, quando Debussy tinha 43 anos.

O francês, que foi condecorado cavaleiro da Legião de Honra do governo francês, morreu aos 55 anos em Paris, por conta de um câncer colorretal.

A data da morte de Debussy, em 25 de março de 1918, coincidiu com uma das últimas grandes batalhas da Primeira Guerra Mundial, quando os alemães tentaram a ofensiva final contra a capital francesa. 

Além de Clair de Lune, outras composições famosas do músico são Prélude à l’après-midi d’un Faune, La Mer  e a ópera Pelléas et Mélisande.