Disney testa impressoras 3D para gerar displays

Laboratório de pesquisas da Disney demonstrou novas técnicas de impressão 3D para a criação de displays (PDF), sensores e conjuntos ópticos de baixo custo

São Paulo – O laboratório de pesquisas da Disney, em Pittsburgh, demonstrou novas técnicas de impressão 3D para a criação de displays (PDF), sensores e conjuntos ópticos de baixo custo.

A técnica tira proveito de novos materiais compatíveis com as impressoras 3D, como plástico transparente de alta resolução e com propriedades similares ao vidro.

Em um dos exemplos, uma fonte de iluminação LED reage à corrente elétrica para imitar a pulsação de um coração de brinquedo (foto acima). Em outro exemplo, a luz gera efeitos visuais distintos de acordo com o local de projeção (veja o vídeo abaixo, em inglês).

Os protótipos não oferecem uma boa resolução ou mesmo um brilho muito intenso se comparados com painéis LCD, mas seu custo baixo e aplicação com sensores podem gerar produtos interessantes e bastante interativos. Como brinquedos mais espertos ou o tabuleiro de xadrez interativo da demonstração.