Diferença entre venda de PCs e Mac cai 67%

Em 2004, para cada Mac vendido, 55 PCs eram entregues; relação hoje é de 1 para cada 18

São Paulo – A diferença de vendas entre computadores Mac e equipados com Windows tem caído drasticamente, de acordo com um estudo da empresa de análise de mercado Asymco.

Segundo relatório divulgado, em 2004, para cada Mac vendido, cerca 55 PCs eram entregues. No primeiro trimestre deste ano, a proporção caiu de 1 para cada 18 – queda de 67% na proporção. Os menores índices foram registrados em 1984, quando para cada cerca de cinco PCs vendidos, um Mac era entregue.

Em termos percentuais, 78% dos computadores vendidos no 1º trimestre deste ano saíram das lojas equipados com Windows, contra cerca de 3,7% Macs.

Segundo o relatório, ambos os padrões têm ampliado suas vendas em termos unitários, porém, a Apple tem ganho participação de mercado.

Em relação aos fabricantes, a maçã aparece na primeira posição, com 14,6% de participação no mercado, seguida da HP (14,1%), Lenovo (10,7%), Dell (9%) e Acer (8,9%).

No total, quase 120 milhões de computadores pessoais (incluindo tablets) foram vendidos no primeiro trimestre deste ano, segundo a Asymco.