Devo comprar um HD externo ou assinar um plano no Dropbox?

Nunca é demais estar com os arquivos pessoais à disposição em todos os momentos. Qual é a melhor forma de garantir isso?

São Paulo – Uma apresentação importante para clientes, os resultados mensais da empresa, o conteúdo do semestre da faculdade, as suas músicas preferidas. Seja qual for o caso, nunca é demais estar com os arquivos pessoais à disposição em todos os momentos.

Mas daí surge a pergunta: qual é o melhor tipo de armazenamento? Vale mais a pena assinar um plano no Dropbox e colocar seus arquivos na nuvem ou então comprar um HD externo e realizar o transporte físico dos dados?

Criado em 2007 por estudantes do MIT, o Dropbox é um dos serviços em nuvem mais populares do mundo, sendo utilizado por aproximadamente 200 milhões de pessoas. Já os dispositivos móveis ainda contam com sucesso por conta da popularização do preço dos pen drives.

Para saber quem leva a melhor, INFO fez uma comparação levando em conta quesitos como o custo benefício, segurança e praticidade. Confira:

  Dropbox HD Externo
Preço O plano anual de 500 GB custa 500 dólares, o equivalente a 1,1 mil reais. O Dell Super Speed, de 500 GB, tem preço médio de 229 reais.
Armazenamento O maior plano para assinatura do serviço é de 500 GB. Alguns dispositivos já guardam mais de 7 TB de arquivos – o equivalente a 138 mil horas de música.
Segurança Os dados só podem ser acessados com senha. Em caso de perda da chave, a informação é enviada pelo celular do usuário. Sem a utilização de criptografia, o conteúdo presente no equipamento consegue ser acessado por outras pessoas.
Praticidade Os arquivos podem ser acessados em qualquer computador ou dispostivo com acesso à internet. Em caso de perda ou dano permanente do aparelho, as informações estarão perdidas. No entanto, alguns equipamentos já contam com funções para sincronização na nuvem.
Acessibilidade Aplicativos para Android e iOS permitem rápido acesso às informações Caso não tenha acesso à nuvem, é preciso transportar o HD externo para todos os lugares para ter acesso aos dados.
Compartilhamento Com a permissão do usuário, os arquivos conseguem ser visualizados por outras pessoas em tempo real. Para compartilhar os dados, é necessário emprestar o equipamento.

Saldo final: apesar de levar vantagem no preço e na capacidade de armazenamento, os HDs externos foram ultrapassados pelos serviços em nuvem.