Designer cria conceito diferente de “Modo Carro” para iPhone

Um designer americano criou um conceito diferente de modo carro para iPhones.

Joey Cofone, um designer de Nova York, propôs um conceito que poderia ajudar a diminuir o número de acidentes de trânsito: um modo carro para iPhones. 

A ideia é que quando o motorista entrar no veículo e ativar o recurso, a interface do iPhone fosse simplificada, deixando de exibir as notificações de mensagens de texto e todos os outros alertas. No entanto, ainda seria possível atender ligações com tecnologia hands free (como viva-voz).

Se você receber um SMS durante seu percurso, o celular mandaria uma resposta automática para a outra pessoa informando que você está dirigindo.

O conceito é bastante parecido com o oferecido em aparelhos com sistema Android, mas ele não instiga o uso do aparelho, eliminando os alertas. “Quando o ‘Modo Carro’ está ativado, a tela fica totalmente estática e, assim que você sair dele, você verá um resumo de todas as notificações que você perdeu”, afirmou Cofone ao Gizmodo.

Entretanto, como o iOS é um sistema muito fechado, apenas a própria Apple poderia criar essa função, um aplicativo não seria capaz de modificar a interface do aparelho.

Dados do Departamento de Trânsito dos Estados Unidos mostram que mais de 77% dos motoristas do país admitem que já mandaram mensagens de texto enquanto estavam ao volante. Em 2011, nos EUA, cerca de 23% dos acidentes de trânsito envolviam telefones celulares. Já no ano passado, os SMS causaram a morte de mais de 3 mil motoristas.

No Brasil, a infração implica em multa de 85,13 reais e quatro pontos na carteira de habilitação. No primeiro semestre deste ano, mais de 210 mil motoristas foram multados pelo uso do celular na cidade de São Paulo.