Coreia do Sul anuncia plano de 1,5 bilhão de dólares para 5G

Plano é oferecer serviço 1.000 vezes mais rápido do que atual 4G

São Paulo – A Coreia do Sul anunciou que planeja investir 1,5 bilhão de dólares para desenvolver a tecnologia 5G, que será 1.000 vezes mais rápida que a atual 4G. Ela permitiria o download de filmes inteiros em poucos segundos – por exemplo.

De acordo com Mashable, o plano anunciado pelo governo coreano prevê que o serviço esteja disponível para testes até 2017 e entre em operação comercial já em 2020.

Além da internet megarápida, o governo coreano afirmou que deve investir também em funcionalidades chave – como serviços de streaming Ultra-HD e transmissão de hologramas, entre outros.

Outros países

A Coreia do Sul não é o único país a investir em 5G. Além dela, Estados Unidos, Japão e China também têm pesquisas voltadas para o desenvolvimento desse tipo de tecnologia.

Só no último país, 600 milhões de dólares já teriam sido investidos em projetos nesse sentido. A meta da Huawei, empresa local com pesquisas na área, é que o 5G comece a operar comercialmente na China em 2020.

No mesmo ano, a União Europeia também pretende estar oferecendo o serviço. “O ciclo clássico de 10 anos entre duas gerações de tecnologia de comunicação está encolhendo”, afirma o site da Comissão Europeia voltado para o tema.

Há um ano, o órgão anunciou uma injeção 50 milhões de euros em projetos relacionados à tecnologia 5G.