Monte seu próprio laptop com este projeto baseado em Raspberry Pi 2

A ideia do Pi-Top é permitir que qualquer pessoa construa e use seu próprio computador

A ótima ideia do Raspberry Pi, de popularizar o desenvolvimento de hardware por meio de um projeto de código aberto, esbarra na necessidade de conhecimentos, mesmo que mínimos, de programação e eletrônica. Mas uma startup americana promete simplificar esse processo, com um laptop baseado na segunda versão do Pi, e montado pelo próprio usuário.

O kit completo do Pi-Top inclui uma tela LCD de 13,3 polegadas, bateria com autonomia de oito horas, trackpad, mousepad, revestimento de plástico impresso em 3D e uma placa Raspberry Pi 2, que funciona como o coração do computador.

Os próprios usuários montam seus laptops a partir desses componentes, que chegam separados. Segundo os fabricantes, as instruções da montagem foram criadas tendo em mente os iniciantes, e nenhuma soldagem é exigida.

O Pi-Top começará a ser vendido em maio. O kit pode ser encomendado por 300 dólares, acompanhado do Raspberry Pi, ou por 265 dólares, sem a placa.

Além do kit, a startup também oferece aulas online gratuitas de eletrônica básica e impressão 3D, para que usuários possam aprender a criar seus próprios produtos.

O projeto do aparelho foi anunciado no final do ano passado, e levantou 176 mil dólares em uma campanha no site de financiamento coletivo Indiegogo.

A empresa espera lançar outros modelos de laptops a partir de placas semelhantes, como Odroid, BeagleBone e Banana Pi.

Fonte: Pi Top