Conheça o brasileiro mais popular do Instagram

Welington Campos, publicitário, que trabalha com marketing digital há seis anos, tem mais de 5 milhões de seguidores no seu perfil

São Paulo – Não, nem mesmo Neymar tem mais seguidores no Instagram do que Welington Campos. O publicitário, que trabalha com marketing digital há seis anos, tem mais de 5 milhões de seguidores no seu perfil @camposwell. Já o jogador de futebol, um dos mais populares do Brasil no aplicativo, tem 3,4 milhões.

O curioso é que Campos publica apenas fotos de um boneco de Woody, um dos protagonistas do filme infantil “Toy Story”, da Pixar.

As imagens mostram Woody nas mais variadas situações, como fazendo bola com chiclete, tirando “selfies” com um mini iPhone ou até mesmo deitado em um bolo de KitKat.

O sucesso de Campos também se estendeu para outras redes sociais. No Twitter, ele tem mais de um milhão de seguidores e no Facebook são mais de 32 mil. Confira a seguir alguns dos segredos de Campos para ficar popular no Instagram.

Info Online – Como surgiu a ideia de usar o Woody, do filme de Toy Story, em todas as fotos do seu Instagram?

Welington Campos – No começo, eu usava “Os Smurfs”, pois após postar uma fotos desses personagens no Instagram, percebi que as pessoas gostavam mais do que qualquer outro tipo de foto.

Foram alguns meses fazendo fotos com eles, mas acabei tendo algumas limitações pois esses personagens não eram articulados. Foi nesta época que descobri o Woody e percebi que o boneco era perfeito para continuar divertindo as pessoas que me seguiam, pois ele era totalmente articulado.

Info Online – Há quanto tempo o perfil existe?

Welington Campos – Desde 2010, peguei a fase inicial onde na época você conseguia ir para a aba “popular” do Instagram com apenas 50 curtidas.

Info Online – Como você muda o rosto do boneco? Você tem mais de um ou trata as imagens em algum software?

Welington Campos –  Eu tenho algumas opções de rostos, e os olhos são articulados também. Não uso software para tratar, pois o segredo é a simplicidade e tiro todas as fotos de um iPhone 5s atualmente, mas sempre tirei de iPhone 4,4s e 5.
 



Info Online – Qual á imagem mais curtida da história do seu perfil?

Welington Campos –  Uma das mais curtidas é uma em que ele está deitado sobre um bolo de Kit-Kat.

Info Online – Seu Instagram tem mais seguidores do que o do Neymar e que o da própria Disney, dona do estúdio Pixar, que é responsável pelo Toy Story. Você esperava todo esse sucesso?

Welington Campos –  Nunca esperei isso, e também jamais tive a intenção de concorrer com alguém. Gosto de divertir as pessoas e tento sempre surpreender com criações diferenciadas. Acredito que o grande sucesso se deu por ser um boneco que faz coisas reais do nosso dia dia. Como tirar fotos para o Instagram, comer Nutella etc…

Info Online – Quais técnicas você usou para conseguir essa legião de 5 milhões de seguidores?

Welington Campos –  Ao longo do tempo fui descobrindo o que meus seguidores gostavam, e no começo postava fotos de 4 em 4 horas, tempo em que uma foto fica nas páginas populares, isso fazia com que meu perfil ficasse 24 horas sendo exibido para o mundo todos sem que a pessoas fosse meu seguidor.

Quando sua foto vai para a aba “popular”, você ganha milhares de seguidores dependendo da foto, mas no meu caso elas chamam a atenção e por isso o interesse do seguidor é muito maior. Já teve publicações no mundo todo falando sobre minhas fotos, jornais, revistas, blogs, programas de TV etc…

No começo, o Instagram só era usado no iPhone e por esse motivo fiz muito mais sucesso fora do Brasil. Nos EUA cheguei por diversas vezes dar autógrafos em NY, Chicago e Washington. Muitas pessoas me perguntavam se eu era brasileiros porque cheguei a colocar bandeiras do Brasil em algumas fotos.

Coloco as legendas em inglês por ser uma língua mundial. Depois de uma reportagem em uma revista nacional de grande circulação, as pessoas começaram a descobrir que eu era brasileiro, e consequentemente comecei a ter muito seguidores brasileiros.

Info Online – Quais dicas você dá para quem quer aumentar o número de seguidores no Instagram?

Welington Campos –  Depende muito de cada pessoa, mas coisas que indico:

1 – Não ser chato e postar de 1 a 2 vezes por dia no máximo.

2 – Fotos bacanas e criativas irão atrair pessoas que vão gostar do que você faz.

3 – Usar hashtags é uma forma bacana de ser encontrado, mas apenas coisas relevantes a sua foto.

4 – A mais importante das minhas dicas, não postar fotos de comida. Não falo aqueles doces maravilhosos ou um prato bem construído, mas sim fotos de pratos feios que acabam de algumas forma dando um certo “nojo” de ver.