A tecnologia por trás do vídeo dos caminhões da Volvo

O impressionante vídeo com o ator Jean-Claude Van Damme apoiado em dois caminhões Volvo em movimento destaca a avançada tecnologia de direção desses veículos

São Paulo — Um vídeo da Volvo com o ator Jean-Claude Van Damme apoiado em dois caminhões em movimento teve quase 50 milhões de visualizações no YouTube nesta semana. Muita gente achou que essa cena impressionante foi criada no computador. Mas não foi.

A filmagem, feita na Espanha, é real. Nela, Van Damme abre lentamente as pernas enquanto os caminhões, em marcha à ré, se afastam um do outro. A impressão de que o ator vai cair a qualquer momento é inevitável (mas havia um cabo de segurança, que não aparece no vídeo, protegendo-o). A música Only Time, da cantora Enya, ao fundo, reforça o clima épico.

O vídeo demonstra a tecnologia de direção que a Volvo chama de Dynamic Steering. É uma versão reforçada da direção elétrica encontrada em muitos automóveis. Ela emprega um motor elétrico como propulsor auxiliar de um mecanismo hidráulico de direção. 

Sensores detectam quando o veículo se afasta de sua trajetória. Com base nessa informação, um sistema de controle aciona o motor, que ajuda o motorista a manter o rumo ou fazer curvas com mínimo esforço ao volante. 

Esse processo de detectar desvios sutis e acionar e ajustar a força do motor para compensá-los repete-se 2 mil vezes por segundo. O sistema é capaz de neutralizar o efeito de vento lateral e de irregularidades no terreno no sistema de direção. O resultado é que fica fácil fazer o caminhão andar num rumo preciso, mesmo em marcha à ré. 

Veja o vídeo com Jean-Claude Van Damme:

//www.youtube.com/embed/M7FIvfx5J10?rel=0

Este outro vídeo explica (em inglês) a tecnologia Dynamic Steering:

//www.youtube.com/embed/pn6dwyUqvA8?rel=0