Conheça a garagem onde nasceu o Vale do Silício

Garagem da HP é construção histórica em Palo Alto, local da fabricação do primeiro aparelho da empresa e onde começou o maior polo tecnológico do mundo

São Paulo – Localizado na California, a região do Vale do Silício é internacionalmente reconhecida por abrigar a sede das maiores companhias de tecnologia do planeta. O local é composto por várias cidades e uma delas em especial carrega o título de berço oficial do polo tecnológico, Palo Alto. A alcunha foi dada pelo órgão de patrimônio histórico americano, o National Register of Historical Places.

Foi lá que, em 1938, os estudantes de Stanford, Bill Hewlett e Dave Packard, deram início ao que se transformaria em um dos maiores nomes da tecnologia, a HP. Em uma pequena garagem nos fundos de uma propriedade e com apenas 538 dólares de investimento, a dupla fabricou o primeiro produto da história da HP, um dispositivo eletrônico que produz sons.

Em poucos meses, a HP já tinha o estúdio Walt Disney, por exemplo, como cliente e capital suficiente para procurar um lugar mais elaborado. Mesmo assim, a importância do que surgiu dentro da cabana de madeira não foi esquecida. Em 1989, a Garagem da HP se transformou em prédio histórico e é considerada a pedra fundamental da história não apenas do Vale do Silício, mas de todo o mundo da tecnologia.

O local foi recomprado pela HP em 2000 e a empresa acabou por restaurá-lo e transformá-lo em um museu. Por se localizar em um bairro residencial, a visitação não é aberta ao público e fica reservada apenas a ocasiões especiais. EXAME.com teve acesso a imagens, algumas cedidas pela própria HP e que mostram, em detalhes, onde e como tudo começou.