Conheça a atriz que deu voz à assistente Siri

Experiente no ramo da 'atuação vocal', Susan Bennet conta que gravou a voz da assistente pessoal do iOS em 2005

São Paulo – A voz da assistente pessoal Siri, que tenta ajudar usuários do iOS desde a versão 5 do sistema, permaneceu em “segredo” desde seu lançamento. Porém, não mais: a CNN encontrou a mulher que diz ter emprestado as cordas vocais à versão americana do software da Apple.

Ela é Susan Bennett, locutora, dubladora e vocalista de Atlanta, Estados Unidos, já “conhecida” por ter dado voz a alguns aparelhos de GPS, comerciais e outros smartphones. À CNN, ela diz ter gravado todas as frases da Siri em 2005, nos estúdios da GM Voices, empresa tradicional no ramo, e desde então tem vivido no anonimato – como sempre o fez, na verdade.

A decisão de se revelar veio pouco depois de um vídeo publicado pelo site The Verge, que mostrava todo o processo de gravação de uma voz sintetizada – como a da assistente pessoal do iOS. No clipe, a “atriz vocal” Allison Dufty demonstra como funciona o sistema – e, graças a isso, acabou confundida com a própria voz da Siri por algumas pessoas que assistiram.

Gravando – Segundo Bennett, a gravação das palavras e frases da assistente virtual ocupou quatro horas de seus dias em julho de 2005. A atriz conta que ficava entendiada por repetir orações sem nexo seguidamente, e isso, aliado às pausas que fazia, talvez explique a “personalidade” que a Siri parece apresentar de vez em quando.

Bennett, que não revela a idade, ainda afirmou que não sabia em que a voz dela seria usada, mas supôs que entraria nos aparelhos de telefone da Apple. E ela só foi descobrir onde tinha parado quando recebeu um e-mail de amigo, em 2008. Isso talvez explique a demora em “se mostrar ao mundo” – aliado também ao fato de a atriz não saber as implicações legais que a revelação traria a ela. Veja no vídeo abaixo o bate-papo feito pela CNN.

http://i.cdn.turner.com/cnn/.element/apps/cvp/3.0/swf/cnn_embed_2x_container.swf?site=cnn&profile=desktop&context=embed&videoId=tech/2013/10/02/siri-susan-bennett-red-chair-ideas-orig-jtb.cnn&contentId=tech/2013/10/02/siri-susan-bennett-red-chair-ideas-orig-jtb.cnn