Concorrente do WhatsApp é retirado da loja de apps da Apple

Loja oficial de apps da Apple suspendeu a disponibilidade do aplicativo Telegram, um dos principais concorrentes do WhatsApp

São Paulo — A App Store, loja de aplicativos da Apple para iPhones e iPads, retirou do ar o Telegram, app para troca de mensagens concorrente do WhatsApp. (O app já voltou à App Store. Veja atualização no final deste texto.)

Em uma publicação em sua conta do Twitter, o CEO do Telegram Pavel Durov afirmou que a justificativa foi por conteúdo inapropriado no app (a publicação está logo abaixo).

“Fomos alertados pela Apple que conteúdo inapropriado estava disponível para nossos usuários e ambos apps foram retirados da App Store”, escreveu.

O segundo app ao qual Durov se refere é uma nova versão do Telegram que está em testes, o Telegram X. “Assim que tivermos nossas proteções em seus lugares, esperamos que os apps estejam de volta à App Store.”

Ainda não ficou claro qual exatamente seria o conteúdo inapropriado ou qual o tipo de material fez a Apple suspender a disponibilidade dos apps.

O site TechCrunch relembra alguns dos requisitos da Apple para aplicativos disponíveis em sua loja. Entre as condições estão: oferecer método de filtragem de conteúdo, mecanismos para denúncias de material ofensivo, entre outras.

Essas formas de filtragem podem ser ao que Durov se refere quando fala sobre “proteções” no aplicativo.

Atualização às 14h50 do dia de publicação: O Telegram já voltou a ficar disponível para download na App Store.