Computadores do governo alteraram Wikipedia, diz Folha

Computadores da Presidência da República e do Serpro foram usados para fazer edições favoráveis ao governo na Wikipedia, diz a Folha de S. Paulo

São Paulo – Páginas da Wikipedia foram editadas a partir de computadores do Governo Federal entre 2008 e 2014, afirma o jornal Folha de São Paulo.

De acordo com levantamento da Folha, 11 computadores da Presidência da República e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) alteraram páginas ligadas aos políticos Alexandre Padilha (PT) e José Serra (PSDB) e ao Movimento Passe Livre (MPL).

Segundo o jornal, foi possível descobrir que os computadores pertencem aos respectivos órgãos graças ao rastreamento do endereço IP das máquinas a partir das quais foram feitas as edições – informação que é registrada pela Wikipedia.

O Serpro disse à Folha que não pode comentar as alterações em função da lei 5.615, de 1970, que estabelece sigilo para as operações realizadas pelo órgão.

A retirada de referências a denúncias de corrupção da página de Padilha, a alusão ao uso de “depredação e violência” por parte do MPL e a afirmação de que Serra pretenderia “acabar com estatais” estão entre as alterações identificadas pela Folha.

Nenhuma delas foi mantida no ar por infringirem as regras de uso da Wikipedia.