Com o Nexus Q o Android chega ao home theater

O player multimídia Nexus Q, do Google, roda o sistema Android e pode baixar filmes e músicas diretamente da internet

São Paulo — Visto de frente, o player multimídia Nexus Q, apresentado pelo Google nesta quarta-feira, é uma enigmática bola preta com 12 centímetros de diâmetro. O aparelho trabalha ligado a um televisor e a caixas acústicas, exibindo filmes e tocando músicas. Para isso, conta com acesso à internet e à rede local via Wi-Fi, além de conectores para cabos de áudio e vídeo, que ficam na parte traseira.

O Nexus Q pode baixar conteúdo diretamente  do YouTube ou do Google Play. Também pode receber filmes e músicas de computadores, tablets e smartphones presentes na mesma rede. Existe até um modo para convidados, em que o acesso é liberado para que participantes de uma festa, por exemplo, usem seus smartphones para acrescentar músicas à lista a ser executada. Em volta, ele tem uma faixa onde a luz pulsa conforme a música. Dentro, fica o mesmo processador usado no smartphone Galaxy Nexus, rodando o sistema Android.

O Nexus Q está sendo vendido nos Estados Unidos por 299 dólares. Um par de caixas acústicas do Google custa mais 399 dólares; e, os cabos para conectá-las, outros 49 dólares. São preços altos demais para o que o Nexus Q oferece (o Apple TV, que tem funções comparáveis às dele, custa 99 dólares nos Estados Unidos). Não vai ser um produto popular. As entregas começam na metade de julho. Veja um vídeo (em inglês) do Google sobre o Nexus Q: